Publicidade

Neste dia das crianças, saiba como proteger a saúde mental da geração alpha

Por| Editado por Luciana Zaramela | 12 de Outubro de 2021 às 15h40

Link copiado!

Pressmaster/Envato
Pressmaster/Envato

Nesta terça (12), comemora-se o dia das crianças, e com base nisso, especialistas dão conselhos para proteger a saúde mental dos pequenos, que integram a chamada "geração alpha", ou seja: aqueles que nasceram a partir do ano de 2010, já em um mundo praticamente digital.

A médica com foco em saúde mental do Hospital Santa Mônica, dra. Luciana Mancini Bari, e o psicólogo Alef Ferreira, explicam que desde cedo essas crianças se acostumaram a viver em um ambiente 100% conectado, o que pode impactar o comportamento dessa geração em diferentes sentidos. Por isso, é preciso ter cuidado para que essa geração não seja afetada pelos aspectos negativos comuns ao mundo virtual.

Os especialistas alertam que é preciso orientar esse público a respeito da relevância de priorizar o equilíbrio entre o virtual e o real. Ou seja, o ideal é cuidar para que a geração alpha tenha uma relação mais saudável com os ambientes digitais.

Continua após a publicidade

Os problemas de saúde mental mais comuns nessas crianças

Os especialistas em saúde mental reiteram que a relação entre crianças e eletrônicos pode gerar desequilíbrios que levam à instabilidade psicológica, principalmente porque elas estão expostas ao medo e à insegurança. Essas crianças precisam de ajuda para se desenvolver psicologicamente para aprender a lidar melhor com suas emoções e seus sentimentos.

Os médicos comentam, ainda, que essa geração é muito mais autônoma em relação às próprias convicções ou dúvidas, então os pais e professores devem adotar uma postura cuidadosa para impor seus conceitos e valores, já que a falta de atenção ou de cuidado nesse sentido pode gerar embates que levam ao desenvolvimento de problemas emocionais típicos dessa faixa etária, como a ansiedade e depressão.

Continua após a publicidade

Dificuldade para lidar com o “não”, maior tendência à intolerância ao fracasso, mais dificuldade de conexão familiar e social, baixa autoestima gerada pela supervalorização da beleza estética, dificuldade de absorção de conteúdos escolares no modo tradicional, raiva desmedida ou frustração quando algo não acontece conforme o esperado e maior tendência à irritabilidade ou agressividade sem causa aparente são outras características apontadas para essa geração.