Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Não há ligação entre videogames e comportamento violento, revela estudo

Por| 21 de Março de 2018 às 10h26

Link copiado!

Amazon UK
Amazon UK

Jogos de videogame não são capazes de tornar as pessoas agressivas. Essa é a conclusão de estudo realizado por pesquisadores alemães e publicado na Nature.

A análise focou nos efeitos dos videogames a longo prazo com 77 pessoas que não são gamers. Os participantes foram divididos em três grupos e responderam a um grande questionário que fazia a avaliação de personalidade de cada um.

O estudo durou dois meses e os grupos foram definidos da seguinte forma: um jogou GTA V, que conta com cenas de violência; o outro jogou The Sims 3, game que não apresenta violência; e o terceiro não jogou nada.

Após os dois meses, todos os três grupos responderam ao mesmo teste novamente e, um tempo depois, o fizeram mais uma vez, totalizando três testes até o fim do estudo.

Continua após a publicidade

Os grupos foram analisados individualmente e não foi encontrada nenhuma diferença significativa de níveis de agressão antes e depois do teste e dos jogos. Fatores como empatia, controle de impulso, ansiedade e níveis de depressão também não apresentaram qualquer alteração.

De acordo com os criadores do estudo, ainda é necessário conduzir novas pesquisas para comprovar que os jogos de videogame não afetam crianças, pois eles parecem ter mais impacto sobre elas. Simone Kühn, autora principal da pesquisa e pesquisadora do Instituto Max Planck de Desenvolvimento Humano na Alemanha, conta que suas descobertas rebatem diretamente as conclusões da Associação Americana de Psicologia, que fez uma ligação direta entre violência e jogos de videogame em 2015.

Recentemente, Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, citou massacres ocorridos em escolas norte-americanas como um fator a ser analisado pelas indústrias do entretenimento, principalmente a de videogames.

Fonte: Nature