Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Mapearam a atividade neuronal dos programadores! Veja como ficam seus cérebros

Por| Editado por Luciana Zaramela | 01 de Junho de 2021 às 08h45

Link copiado!

Robina Weermeijer/Unsplash
Robina Weermeijer/Unsplash

Você já parou para pensar quais áreas do cérebro são ativadas quando se faz programação de um sistema para computador ou celular? Bom, os cientistas da Universidade Johns Hopkins já. Acontece que eles fizeram um mapeamento de toda a atividade cerebral de programadores, analisando a mecânica neural por trás dessa habilidade. Os resultados desse estudo foram publicados na última terça-feira (15), na revista científica eLife.

Já não era de hoje que os pesquisadores suspeitavam que o mecanismo do cérebro para a programação de computadores seria semelhante ao da matemática ou mesmo da linguagem. O estudo revelou que, quando programadores experientes trabalham, a maior parte da atividade cerebral acontece na rede responsável pelo raciocínio lógico, embora na região esquerda do cérebro, que é favorecida pela linguagem. Dá uma olhada no mapa que o estudo fez:

Continua após a publicidade

"Como há tantas maneiras de as pessoas aprenderem programação, desde tutoriais a cursos formais, é surpreendente que encontremos um padrão de ativação cerebral tão consistente em pessoas que escrevem códigos", disse o autor principal do estudo, Yun-Fei Liu, estudante do Laboratório de Neuroplasticidade e Desenvolvimento da universidade. "É especialmente surpreendente porque sabemos que parece haver um período crucial que geralmente termina no início da adolescência para a aquisição da linguagem, mas muitas pessoas aprendem a codificar quando adultas", acrescentou. 

Os pesquisadores da área já têm uma noção do que acontece no cérebro quando alguém lê, toca música ou estuda matemática, mas os mecanismos neurais relacionados à programação de computadores ainda são novidade. "As pessoas querem saber o que torna alguém um bom programador. Se soubermos que tipo de mecanismos neurais são ativados quando alguém está programando, poderemos encontrar um método de treinamento melhor para programadores", explicou Liu.

Segundo o pesquisador, muitas pessoas acham que a região do cérebro para a programação seria a mesma usada para resolver problemas matemáticos, enquanto outros acreditam que o mecanismo neural subjacente à programação seria compartilhado com o processamento da linguagem. Para entender, Liu procurou 15 especialistas, com vasta experiência na linguagem de programação Python. O estudante usou um scanner de fMRI para medir a atividade cerebral deles enquanto trabalhavam nas questões de codificação.

Futuramente, o laboratório espera determinar se aprender a codificar é mais fácil para pessoas jovens. "É verdade que os adultos podem aprender a programar, mas as crianças são ainda melhores nisso? Ou talvez a codificação não tenha um período crítico de aprendizagem e é isso que a torna especial", disse a autora sênior Marina Bedny, professora associada de Psicologia e Neurociência. "Pode ser que nosso sistema educacional esteja errado e deveríamos estar ensinando crianças a programar no ensino médio ou então eles estão perdendo a oportunidade de ser o melhor que podem", refletiu.

Continua após a publicidade

Fonte: eLife Sciences