Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Já sentiu que não está sozinho, mesmo estando? A resposta está no cérebro

Por| Editado por Luciana Zaramela | 27 de Abril de 2023 às 11h49

Link copiado!

 jura_felix_jrs/envato
jura_felix_jrs/envato

Você costuma sentir que não está sozinho? A ciência pode explicar essa sensação. Tudo está relacionado com o cérebro. Acontece que interromper as expectativas sensoriais das pessoas parece induzir uma sensação de presença alheia, mesmo em pessoas saudáveis (que não experimentam nenhum tipo de transtorno mental).

Em um estudo publicado na Current Biology, pesquisadores sincronizaram os movimentos de algumas pessoas com um robô que se posicionava diretamente atrás delas. Foi possível perceber que o cérebro entende a sincronização, produzindo essa sensação.

Só que quando essa sincronização é interrompida, fazendo com que os toques do robô fiquem ligeiramente fora de sincronia, os participantes passaram a sentir que outra pessoa estava presente. Assim, mudar as expectativas sensoriais da situação induz uma espécie de alucinação.

Continua após a publicidade

Essa lógica também pode se aplicar a uma situação como a paralisia do sono. A comunidade científica aponta que todas as nossas informações usuais sobre nossos corpos e sentidos são interrompidas nesse contexto, por isso surge a sensação de que há outro alguém no local. O que parece ser outra presença, na verdade, é a própria pessoa.

Em um estudo de 2022, cientistas analisaram as semelhanças nessas sensações de presenças de relatos clínicos, práticas espirituais e esportes de resistência (que são bem conhecidos por produzir uma série de fenômenos alucinatórios).

As situações apresentam semelhanças: presenças relacionadas ao sono foram descritas por todos os grupos, mas também motivadas por fatores emocionais, como luto. Uma pesquisa deste ano apontou que pessoas que dormem mal tendem a acreditar no sobrenatural. Segundo os cientistas responsáveis, essas crenças estão associadas à paralisia do sono ou à síndrome da cabeça explosiva, distúrbio que causa a sensação de um ruído dentro da cabeça.

Continua após a publicidade

Fonte: Psychological MedicineCurrent BiologyCognitive and Behavioral NeurologyCambridge University Library via Science Alert