Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Gêmeas idênticas criadas em países diferentes têm diferença de QI intrigante

Por| Editado por Luciana Zaramela | 10 de Maio de 2022 às 11h20

Link copiado!

 halfpoint/envato
halfpoint/envato

Gêmeas criadas em países diferentes teriam o mesmo QI? É o que busca responder um artigo publicado na revista Personality and Individual Differences, que relata o caso de duas irmãs nascidas em Seul (Coreia do Sul). Aos dois anos de idade, uma delas continuou na Coreia, enquanto a outra foi levada para os EUA, adotada após se perder dos pais.

Quando a família finalmente conseguiu se reunir, décadas depois da separação, as gêmeas protagonizaram diversos testes destinados a avaliar sua inteligência, personalidade, saúde mental e histórico médico. Os resultados revelaram que o QI da irmã que foi criada nos EUA era 16 pontos menor, o que simplesmente contraria a ciência.

Os estudos anteriores indicavam que a diferença média de QI não poderia superar os sete pontos, em casos de gêmeos, principalmente levando em conta que as habilidades cognitivas foram associadas a uma forte influência genética.

Continua após a publicidade

Por enquanto, os pesquisadores não sabem afirmar com convicção se essa discrepância foi causada por fatores socioculturais ou físicos, considerando que a irmã criada nos EUA sofreu concussão anteriormente, o que pode ter influenciado diretamente suas capacidades cognitivas.

O que influencia no QI?

O QI, que significa quociente de inteligência, é uma medida da capacidade de raciocínio de uma pessoa. Assim, um teste de QI pretende avaliar o quão bem alguém pode usar informações e lógica para responder a perguntas ou fazer previsões. Trata-se de uma avaliação estruturada, pesquisada e clínica com respaldo psicológico e conduzida por profissional capacitado.

Continua após a publicidade

Esses testes podem ser administrados com vários objetivos, como diagnosticar um mau desempenho escolar, ou para orientação de carreira, por exemplo. É preciso entender, no entanto, que um QI baixo não significa que um indivíduo é incapaz de ter uma vida bem-sucedida e de alta qualidade e vice-versa. A maioria das pessoas tem a capacidade de aprender, independentemente de sua pontuação. A questão é que alguns aprendem mais rapidamente.

Além disso, a maioria dos testes de QI é projetada para medir um conjunto de habilidades intrínsecas à sociedade em que a pessoa que está sendo avaliada vive, e deixa de lado habilidades que também são um tipo de inteligência (como a música ou a carpintaria, por exemplo). Uma pontuação de QI conta uma história, mas nem sempre toda a história.

Em todo o caso, enquanto a gêmea criada na Coreia descreveu ter crescido em um lar familiar harmonioso, a que viveu nos EUA relatou uma educação mais dura, e uma infância marcada por conflitos frequentes e pelo divórcio de seus pais adotivos. O curioso é que, mesmo com essa diferença de criação, as duas tiveram pontuações idênticas para questões de autoestima e saúde mental.

Casos de gêmeos idênticos criados em países distintos são muito raros, então a ciência ainda não tem uma base sólida para afirmar algo nesse momento, de modo que mais estudos precisam ser realizados no futuro a fim de se compreender a proporção a que essas diferenças de criação pode atingir.

Continua após a publicidade

Fonte: Personality and Individual Differences, IFL Science, Science News for Students, One Central Health