Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que os gatos ronronam?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 08 de Outubro de 2021 às 09h40

Link copiado!

freepic.diller/Freepik
freepic.diller/Freepik

Uma das características mais marcantes dos felinos, sejam eles gatos domésticos ou leões, que são selvagens, é o ronronar. Aquele som tão esquisito quanto confortável pode ser ouvido, principalmente, quando os gatos estão à vontade, e se você tem ou conviveu com algum gato já deve ter se perguntado o que é ronronar e por qual motivo os gatos ronronam, certo?

A resposta, infelizmente, não é tão simples assim. Quando os gatos estão ronronando, nem sempre pode ser um sinal de que eles estão felizes, já que também é possível ouvir o som e sentir essa vibração quando eles estão em momentos de descontentamento, como sendo examinados por um veterinário, por exemplo.

Continua após a publicidade

Carlo Siracusa, professor de comportamento animal da Universidade da Pensilvânia, diz que os gatos também podem ronronar para mostrar que estão vulneráveis, o que é chamado de comportamento etepimelético. O especialista conta que ainda existem outras teorias, como a que sugere que o ronronar é o resultado de uma "frequência que promove a cicatrização de tecidos moles e ossos em felinos feridos". Outros especialistas também acreditam se tratar de uma adaptação evolutiva adquirida mais recentemente em gatos domésticos, como forma de encorajar os donos para receberem proteção e cuidado deles.

Mesmo com tantas possibilidades, os cientistas ainda não conseguiram chegar a uma resposta concreta sobre os motivos dos gatos ronronarem e como isso acontece. Então, é preciso estar atento na hora de lidar com os felinos, pois eles podem estar ronronando tanto por se mostrarem inofensivos e vulneráveis, como por se sentirem ameaçados.

Fonte: Popular Science