Por que os gatos ronronam?
Por Natalie Rosa • Editado por Luciana Zaramela |
Uma das características mais marcantes dos felinos, sejam eles gatos domésticos ou leões, que são selvagens, é o ronronar. Aquele som tão esquisito quanto confortável pode ser ouvido, principalmente, quando os gatos estão à vontade, e se você tem ou conviveu com algum gato já deve ter se perguntado o que é ronronar e por qual motivo os gatos ronronam, certo?
- Gatos caem na pegadinha da ilusão de ótica assim como humanos, revela estudo
- Sete vidas? Não! Gatos têm 7 traços de personalidade, segundo estudo
- Por que tantos gatos são listrados?
A resposta, infelizmente, não é tão simples assim. Quando os gatos estão ronronando, nem sempre pode ser um sinal de que eles estão felizes, já que também é possível ouvir o som e sentir essa vibração quando eles estão em momentos de descontentamento, como sendo examinados por um veterinário, por exemplo.
Carlo Siracusa, professor de comportamento animal da Universidade da Pensilvânia, diz que os gatos também podem ronronar para mostrar que estão vulneráveis, o que é chamado de comportamento etepimelético. O especialista conta que ainda existem outras teorias, como a que sugere que o ronronar é o resultado de uma "frequência que promove a cicatrização de tecidos moles e ossos em felinos feridos". Outros especialistas também acreditam se tratar de uma adaptação evolutiva adquirida mais recentemente em gatos domésticos, como forma de encorajar os donos para receberem proteção e cuidado deles.
Mesmo com tantas possibilidades, os cientistas ainda não conseguiram chegar a uma resposta concreta sobre os motivos dos gatos ronronarem e como isso acontece. Então, é preciso estar atento na hora de lidar com os felinos, pois eles podem estar ronronando tanto por se mostrarem inofensivos e vulneráveis, como por se sentirem ameaçados.
Fonte: Popular Science