Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Estudo | Jornada de trabalho de 4 dias é benéfica para empresa e funcionário

Por| Editado por Luciana Zaramela | 21 de Fevereiro de 2023 às 16h00

Link copiado!

unsplash/Annie Spratt
unsplash/Annie Spratt

Após experimento de seis meses no Reino Unido, pesquisadores anunciam os primeiros resultados do estudo que avaliou o impacto da jornada de trabalho de 4 dias na saúde das empresas e dos trabalhadores. A conclusão é de que, sim, menos dias trabalhados podem ser adotados, sem afetar negativamente um negócio. Em contrapartida, os colaboradores se mantêm mais produtivos e engajados.

Conduzido por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores da Universidade de Cambridge e do Boston College, nos Estados Unidos, o estudo mediu como 61 empresas britânicas reduziram 20% das horas de trabalho de seus colaboradores, sem reduzir o salário, entre junho e dezembro de 2022. No total, 2,9 mil trabalhadores foram incluídos na experiência.

Entre as 61 organizações participantes, 56 delas (92%) já afirmaram que pretendem continuar com a semana de trabalho de quatro dias. Agora, um relatório com as conclusões do estudo foram enviados aos legisladores do Reino Unido.

Continua após a publicidade

Resultados em números da jornada de trabalho com 4 dias

Para medir o impacto da mudança na jornada de trabalho, os autores do estudo realizaram entrevistas em profundidade — uma técnica qualitativa comum no campo da psicologia — com funcionários, gestores e CEO. Através do método, foi possível identificar menor carga de ansiedade e fadiga entre os trabalhadores, além da melhora da saúde mental e física.

Em números, 71% dos funcionários relataram níveis mais baixos de esgotamento, o que deve reduzir possíveis casos de burnout — um das doenças do trabalho, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, 39% afirmaram estar menos estressados, em comparação com o início do experimento. Isso mantendo os níveis antigos de entrega.

Extrapolando o campo da saúde mental, o novo esquema de trabalho reduziu em 65% das faltas e em 57% dos desligamentos dentro das empresas participantes. No período dos testes, a receita das empresas não foi modificado significativamente, sendo captado um aumento médio de 1,4%.

Continua após a publicidade

Como é possível o aumento de produtividade para a empresa com jornadas menores?

“Antes do experimento, muitos questionaram se veríamos um aumento na produtividade para compensar a redução no tempo de trabalho — é exatamente isso o que descobrimos”, afirma Brendan Burchell, sociólogo e professor da Universidade de Cambridge, em comunicado.

“Muitos funcionários estavam interessados ​​em obter ganhos de eficiência por conta própria. Longas reuniões com muitas pessoas foram interrompidas ou completamente abandonadas. Os trabalhadores estavam muito menos inclinados a 'matar' o tempo e buscavam ativamente tecnologias que melhorassem sua produtividade”, acrescenta.

Continua após a publicidade

Estratégias adotadas para reduzir a jornada de trabalha de forma saudável

Inclusive, os pesquisadores compartilham algumas estratégias das empresas para manter a produtividade, com a nova jornada, como:

  • Reuniões mais curtas com objetivos bem definidos;
  • Introdução de "períodos de concentração" sem interrupções;
  • Novas análises dos processos produtivos;
  • Criação de listas de tarefas para cada turno.

Como funciona a jornada de trabalho de 4 dias?

Continua após a publicidade

Cabe destacar que embora tenha se popularizado a ideia da jornada de trabalho de 4 dias, não existe ainda um modelo fixo de como pode ser implementada. Isso porque o melhor esquema é o que funciona para a empresa responsável. Por exemplo, algumas organizações adotaram um fim de semana com três dias, enquanto outras adotaram um dia de folga no meio da semana.

Fonte: Universidade de Cambridge