Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Escola australiana proíbe alunos de levar celular e percebe mudanças drásticas

Por| Editado por Luciana Zaramela | 08 de Agosto de 2022 às 19h50

Link copiado!

 bruce mars/unsplash
bruce mars/unsplash

O que acontece se uma escola simplesmente proibir alunos de levar celular? Foi o que a Davidson High School (Sydney, Austrália) pagou para ver. Como resultado, a equipe se deparou com uma diminuição drástica nos problemas comportamentais e um aumento na atividade física, além da socialização entre os alunos.

Segundo a direção da escola, proibir celular permitiu que os funcionários se concentrassem na educação dos alunos. Em oito semanas, houve uma redução de 90% nos problemas comportamentais relacionados ao uso excessivo do aparelho.

A direção julgou perceptível os prejuízos emocionais e sociais que o uso de celular trazia ao aprendizado e ao foco dos alunos nas salas de aula. Além disso, a atividade também contribuía diretamente para o conflito entre os alunos.

“Em um momento em que a saúde mental é uma preocupação tão grande entre nossos jovens, nossa comunidade escolar viu o telefone como um contribuinte significativo e negativo para o bem-estar dos alunos”, apontou a equipe responsável pela gestão da escola.

Continua após a publicidade

Uma pesquisa com os pais dos alunos da Davidson High School em 2021 descobriu que 89% apoiavam a política de não permitir que os alunos usassem celular dentro da escola. Os professores também apoiaram as restrições.

O impacto positivo nos alunos pôde ser visto não apenas dentro da sala de aula, mas também nos corredores, com os alunos interagindo mais entre si. Os diretores afirmam que, a princípio, a decisão causou controvérsia entre os alunos, mas com o passar do tempo eles foram se acostumando. Vale perceber, ainda, que a proibição de celular resultou em menos cyberbullying (o bullying realizado por meio das tecnologias digitais).

Fonte: Nature via Scientific American