Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Dia da visibilidade trans | Google lança campanha "Respeita Meu Nome"

Por| 29 de Janeiro de 2020 às 17h40

Link copiado!

Dia da visibilidade trans | Google lança campanha "Respeita Meu Nome"
Dia da visibilidade trans | Google lança campanha "Respeita Meu Nome"
Tudo sobre Google

Já aconteceu de te chamarem por um nome que não é o seu? Nesta quarta-feira (29), comemora-se o Dia Nacional da Visibilidade Trans. Com isso em mente, o Google lançou a campanha #ConviverTransforma - Respeita Meu Nome, que convidou o TRANSarau para chamar atenção a um elemento extremamente importante para pessoas trans e travestis: o respeito aos seus nomes.

A campanha celebra, principalmente, a conquista de um nome com o qual a pessoa se identifica, e como há todo um esforço para defender esse nome. A campanha consiste num vídeo em que o Google convidou pessoas reais e apresentou seus nomes em meio ao poema. Em outros conteúdos, estas pessoas vão contar suas histórias e dar mais contexto sobre situações e questões ligadas ao tema.

"Um professor respeitar o nome na chamada faz toda a diferença para um aluno ou aluna continuar estudando; um médico usar o nome correto durante uma consulta pode ser a garantia para que essas pessoas tratem uma doença; e ter o nome no crachá do trabalho significa oferecer uma oportunidade real de desenvolvimento profissional. Em outras palavras, reconhecer e respeitar o nome de uma pessoa da população T é a base fundamental para a convivência que transforma a maneira com que a enxergamos", afirma o Google no vídeo.

Continua após a publicidade

"Não era um nome que me cabia. Veio com um significado que não me servia", é um dos trechos do poema que consta no vídeo da campanha.

Com isso, a partir desta quarta, ao pesquisar no Google "passo a passo retificação de nome e gênero”, será apresentado um conteúdo criado pela ONG Casa 1 que mostra o passo a passo para o processo na página de resultados. A Consultoria Transcendemos também preparou respostas às dúvidas comuns sobre a questão trans, como “o que é uma pessoa trans” ou “o que é cis/cisgênero”? Basta pesquisar por "Transcendemos explica":

Continua após a publicidade

Para criar a campanha, foram convidadas oito pessoas trans para dois dias de imersão para entender quais eram suas maiores urgências e como endereçar assuntos essenciais. O respeito ao nome de uma pessoa trans foi uma questão latente e, segundo a a empresa, foi por isso que decidiu trazer isto como tema na campanha deste ano. Vale lembrar que é o segundo ano em que o Google participa da conversa sobre visibilidade trans. Em 2019, um Doodle homenageando a Brenda Lee foi o ponto de partida para entender mais sobre a realidade dessa população e criar diversos conteúdos que ajudaram a informar, sensibilizar, contextualizar e normalizar estas existências.