Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Contar histórias pode sincronizar corações de pessoas a quilômetros de distância

Por| Editado por Luciana Zaramela | 11 de Fevereiro de 2022 às 08h30

Link copiado!

master1305/envato
master1305/envato

Segundo um estudo publicado na revista científica Cell, algumas histórias podem ser tão emocionantes que deixam as pessoas com os batimentos cardíacos sincronizados. Os pesquisadores responsáveis por essa descoberta chegaram a usá-la inclusive para identificar se uma pessoa estava prestando atenção na história ou não.

Para conduzir o estudo, os cientistas colocaram algumas pessoas para ouvir um audiobook de "Vinte Mil Léguas Submarinas", do escritor francês Julio Verne. A equipe observou que os batimentos cardíacos dos participantes entravam em uníssono, ainda que estivessem a quilômetros de distância um do outro. O mais interessante do estudo é que não houve interação entre os voluntários.

Segundo os pesquisadores, para isso acontecer, é importante que o ouvinte esteja prestando atenção às ações da história. Essa sincronia de batimentos está diretamente relacionada com a percepção consciente: acontece porque o público está envolvido e atento, pensando no que vai acontecer a seguir. Eles chegaram a fazer testes com participantes inconscientes, mas não rendeu o mesmo resultado.

Continua após a publicidade

“Existem muitos artigos que abordam essa sincronia entre as pessoas, pressupondo que elas estão fisicamente presentes no mesmo lugar, interagindo. Descobrimos que o fenômeno é muito mais amplo. É a função cognitiva que aumenta ou diminui a frequência cardíaca”, aponta um dos pesquisadores envolvidos no estudo, o engenheiro biomédico Lucas Parra.

“A neurociência está se expandindo, e a pesquisa é um passo rumo à compreensão de como o cérebro afeta o corpo”, finaliza o co-autor do artigo.

Fonte: Cell Reports via Science Focus