Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Casais homossexuais lidam melhor com o estresse que heterossexuais, diz estudo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 07 de Novembro de 2022 às 18h10

Link copiado!

megostudio/envato
megostudio/envato

De acordo com um novo estudo publicado na revista científica Journal of Social and Personal Relationships, os casais homossexuais podem lidar melhor com o estresse do que parceiros heterossexuais, devido ao histórico de enfrentar problemas únicos, como o preconceito e a falta de apoio das famílias.

Para chegar a essas descobertas, sociólogos da University of Texas at Austin analisaram questionários preenchidos por 419 casais. O estudo focou em aspectos como a resolução conjunta de problemas, empatia, solidariedade e redistribuição de responsabilidades em resposta ao problema.

Eles também mediram o nível de reações hostis em resposta ao estresse do cônjuge. O estudo observa que as mulheres geralmente estão mais envolvidas em comparação com os homens em relacionamentos heterossexuais. No entanto, quando se trata de parcerias do mesmo sexo, homens e mulheres são mais propensos a trabalhar juntos para lidar com o estresse.

Continua após a publicidade

“Ao contrário de homens e mulheres em casamentos do mesmo sexo, casais heterossexuais são menos propensos a trabalhar juntos para lidar com o estresse”, conclui o estudo. “Nossas descobertas também enfatizam a importância de lidar como casal para a qualidade conjugal em diferentes contextos de relacionamento, o que pode ser um caminho para os casais trabalharem juntos para fortalecer o bem-estar do relacionamento”, apontam os pesquisadores.

Os autores do estudo indicam que analisar casais homossexuais e observar como eles trabalham um com o outro para gerenciar o estresse em comparação com casais heterossexuais pode ajudar a entender melhor as maneiras pelas quais a dinâmica de gênero se desenrola nos casamentos.

Fonte: Journal of Social and Personal Relationships via IFL Science