Tecnologias inovadoras projetadas para um futuro sustentável
Por Marcel Souza |
O ano de 2020 iniciou de forma diferente, com novos desafios e uma nova maneira de viver. Além de uma crescente preocupação com a saúde, a população entendeu que também precisava cuidar ainda mais do meio ambiente. Quando falamos de mudanças climáticas, os efeitos do isolamento social devido ao coronavírus sobre o meio ambiente têm se comprovado favoráveis devido à redução das emissões de gases. Apesar das dificuldades, vamos aproveitar os impactos positivos que essa situação nos trouxe. Sem dúvidas um dos grandes benefícios que teremos é um maior cuidado e consciência com o meio ambiente.
Esse ano já celebramos o Dia da Terra (22 de abril) e o Dia Mundial da Água (22 de março), e no dia 05 de junho comemoramos o Dia do Meio Ambiente. Datas que trazem uma mensagem forte sobre conscientização e nos fazem refletir em formas de contribuir para um futuro melhor e preservar o que mais temos de precioso: a natureza. O que muitos não sabem é que podemos ajudar em casa e não só na hora de reciclar o lixo ou desligar a torneira enquanto lavamos a louça, mas ao escolher eletrodomésticos e ferramentas que poupam energia.
Muitas empresas apostam em inovações tecnológicas que diminuem os impactos ambientais, o que é uma das formas de proporcionar um futuro melhor para todos. Máquinas de lavar roupa, geladeiras, micro-ondas, condicionadores de ar e vários outros produtos, hoje, são projetados para entregar, além de praticidade e conforto, também economia de água e energia.
Abaixo, seguem algumas dicas que podem te ajudar a ter práticas mais sustentáveis.
1. Conecte sua casa
Muitos de nós saímos de casa sem desligar lâmpadas, condicionador de ar ou o aquecedor, e isso resulta em desperdiço de recurso e dinheiro. Felizmente, existem ferramentas eficazes e fáceis de usar que podemos controlar e monitorar de qualquer lugar por meio de um smartphone.
Para termos essa praticidade em mãos, existem os aparelhos inteligentes – geladeiras, máquinas de lavar e condicionadores de ar, que podem ser monitorados e controlados com mais eficiência por meio dos smartphones. Com o auxílio de um aplicativo, o usuário pode verificar se a TV ficou ligada, ajustar os controles do condicionador de ar para evitar o desperdício de energia, ou baixar ciclos especializados para a lavadora para minimizar o uso de água.
2. Adote eletrodomésticos com alta eficiência energética
Comprar eletrodomésticos de alta eficiência energética é uma das melhores formas de tornar seu lar mais ecológico. A crescente oferta de produtos desenvolvidos com componentes de alta eficiência contribui para a proteção do planeta, além de permitir economia nas contas mensais de energia e água.
Mais uma forma de ajudar o meio-ambiente é a tecnologia Inverter. Presente em produtos como os refrigeradores e condicionadores de ar, garante uma operação mais eficiente e econômica que os compressores convencionais, além de maior durabilidade. As geladeiras inteligentes, por exemplo, podem chegar a economizar até 30% de energia dependendo da tecnologia embarcada. Já os condicionadores de ar do mercado que contam com a tecnologia Dual Inverter são mais econômicos do que os aparelhos convencionais, pois oferecem até 70% de economia de energia.
A troca de eletrodomésticos comuns por inteligentes não só facilita a vida, como faz muito pelo planeta e pela preservação dos nossos recursos naturais.
3. Invista em durabilidade
Um dos pontos mais importantes é na hora de escolher um produto que garanta durabilidade, alguns eletrodomésticos possuem componentes com até 10 anos de garantia. É essencial investir em aparelhos que após anos mantenham a performance e desempenho. Algumas marcas, além de oferecer garantia estendida, também disponibilizam nos aparelhos recursos que ajudam a detectar quando algo está errado. Então, por meio desse recurso é possível receber algumas mensagens alertando quando for necessário realizar alguma manutenção ou até mesmo dicas de cuidados preventivos.
Juntos, podemos fazer a diferença e existe a oportunidade para mudar e melhorar em todos os lugares. Sejam pequenas ou grandes mudanças, o importante é mudar para melhor.