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Interatividade com os jogos para além das telas

Por| 05 de Abril de 2024 às 09h15

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Pexels/Dalesthetics
Pexels/Dalesthetics

Desde o primeiro Pong, tataravô dos videogames, o elemento mais indispensável de todo jogo é a interatividade. Conforme os games evoluíram, o nível de interação acompanhou esse processo, focando profundamente no formato atual, onde os games já podem ser considerados uma forma de arte, de expressão, como uma nova mídia para se contar histórias.

Algo curioso, no entanto, é que interagir e engajar são comportamentos que quase sempre caminham juntos. Toda interação acaba despertando emoções, angústias, reações, principalmente no caso dos games, que criam um enorme senso de imersão.

Em paralelo, nós somos seres extremamente sociais, e todas essas reações nos levam a também querer compartilhar essas experiências, principalmente quando elas são positivas. É quase natural querer que outras pessoas também se divirtam e se emocionem com algo que nos fez bem, e isso acaba criando esse ciclo entre interação e engajamento.

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Criando conexões mais diretas

Não à toa, mesmo jogos, livros e séries pouco conhecidos quase sempre encontram espaço em fandoms próprios que de alguma maneira foram tocados por aquela obra, e eventualmente furam essas bolhas e se tornam grandes sucessos. A questão é que esse fenômeno do engajamento é um caminho de mão dupla.

Com as redes sociais servindo de vias diretas de comunicação com os usuários, as empresas enxergaram nisso uma maneira extremamente eficiente de se aproximar ainda mais de seus públicos, principalmente os mais apaixonados por seus universos favoritos.

Uma data que os geeks em geral adoram é o Dia do Pi, celebrado em 14 de março (14/03). O dia visa dar visibilidade e ressaltar a importância da matemática nas nossas vidas, e faz trocadilho com o número 3,141592, quanto com a palavra torta, ou Pie, em inglês.

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Para o universo geek, a celebração é ainda mais importante, afinal o funcionamento de todo computador é, na prática, uma combinação de infinitas operações matemáticas que são convertidas em informação, imagem, gráficos, e games, obviamente. Curiosamente, uma nova versão do processador Core i9-14900KS foi lançado neste último Dia do Pi.

Uma das primeiras ações de lançamento do novo CPU gamer foi calcular o número irracional até 32 milhões de casas decimais em apenas 3,662 segundos, trabalhando em frequências de 6,2 GHz sem modificações. Isso garantiu ao novo i9 o atual recorde de cálculo do Pi, e a expectativa é que o futuro seja ainda mais promissor.

Engajando o gamer no processo criativo

Já no universo dos games, o histórico de pegadinhas é ainda mais longo, da época das revistas de jogos. Uma das primeiras registradas, e que quase se tornou realidade, foi o personagem secreto Sheng Long, em Street Fighter 2.
Em 1992, uma publicação lançou o rumor de que era possível liberar um chefe secreto no jogo de luta, baseando-se em uma frase praticamente incompreensível de Ryu, muito por culpa das limitas do áudio dos jogos.

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A empolgação foi tamanha que anos depois durante o desenvolvimento da versão de Street Fighter baseada no filme com Jean-Claude Van Dame e Raul Julia. A equipe de desenvolvimento pediu autorização da Capcom para criar e incluir o personagem extra, mas a aprovação veio tarde demais, não sobrando tempo para sua inclusão.

Um caso ainda mais curioso é o de Yakuza: Like A Dragon, que originalmente estava sendo desenvolvido seguindo o mesmo padrão de RPG de ação com lutas dinâmicas, já tradicional da série. Contudo, em 2019 o estúdio lançou um trailer de 1⁠º de abril com mecânica de combates por turnos, e a recepção dos fãs foi tão positiva que a empresa optou por torná-la realidade na versão final.

A comunicação próxima com público é essencial para os estúdios e empresas manterem vivas as infinitas histórias contadas nos games. Utilizar celebrações que conectam as vidas dentro e fora das telas, mais do que uma ação de engajamento, é um verdadeiro reconhecimento da importância de cada fã na construção dessas narrativas, que muitas vezes surgem como brincadeiras, mas com o tempo acabam influenciando o próprio rumo da indústria.