SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Eis a solução para identificar fake news (e copyrights)!

Por| 08 de Dezembro de 2023 às 13h21

Link copiado!

Pexels/Joshua Miranda
Pexels/Joshua Miranda

A indústria de IA e cloud tem discutido bastante com relação a medidas para evitar a disseminação de notícias falsas e garantir o rastreamento de conteúdos gerados por inteligência artificial.

No AWS re:Invent, evento da Amazon que estive cobrindo em Las Vegas na última semana, um detalhe chamou atenção: a empresa vai passar a disponibilizar, dentro da ferramenta Amazon Titan, uma "marca d´água digital" que traz a informação de que aquele conteúdo foi gerado artificialmente.

Dessa forma, será possível rastrear conteúdos e encontrar a origem da fake news. E vale até para o jornalismo: matérias escritas por IA serão facilmente detectáveis!

Continua após a publicidade

Conversei sobre isso com Alex Coqueiro, Diretor de Tecnologia para América Latina, Canadá e Caribe / Public Sector na AWS. Confira no vídeo abaixo:

Bom, para que isso aconteça de forma massiva, é preciso que a indústria toda trabalhe em prol do mesmo objetivo, certo? Pois é o que está acontecendo: essa marca d´água é open source e, a partir de agora, todo serviço que rodar na AWS já trará esse selo. Em breve, é possível que outros grandes players de nuvem e IA adotem o selo também.