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Como você usa sua voz?

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Andrea Piacquadio/Pexels
Andrea Piacquadio/Pexels

Pesquisas afirmam que a tecnologia de voz é o futuro das buscas na internet. Principalmente por garantir praticidade inigualável (perderia somente para a transmissão de pensamentos), a ferramenta vem se concretizando como indispensável para o consumidor no momento de comprar utilidades para o lar e eletrodomésticos.

A popularidade do uso da voz e de suas finalidades ganhou força nos últimos anos com a chegada de assistentes pessoais como a Siri, da Apple, e a Alexa, da Amazon. A inteligência artificial oferecida com essas e outras ferramentas e plataformas está transformando muitos lares em ambientes extremamente eficientes, interligados e tecnológicos, além de simplificar buscas em geral.

Segundo o próprio Google, 27% das pessoas já utilizam a pesquisa por voz em dispositivos móveis ao buscar alguma coisa. E, mais especificamente no Brasil, 48% afirmam usar a tecnologia pelo menos uma vez na semana, enquanto 20% dizem utilizar comandos de voz diariamente.

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Em busca de maior agilidade na realização de tarefas simples do cotidiano, as pessoas recorrem cada vez mais aos assistentes de voz para saber notícias do dia, fazer compras online, consultar a previsão do tempo, informações sobre o trânsito na cidade etc. Com poucas ações e muita rapidez, o usuário consegue resolver pendências secundárias deixando mãos e olhos livres para realizar outras atividades. Nos dias de hoje, em que a falta de tempo é uma das maiores queixas, tem algo melhor do que poder fazer duas coisas ao mesmo tempo?

Por esse e outros motivos que a indústria de eletrônicos segue a tendência e também tem investido no mercado de voz para, principalmente, transformar a experiência do usuário. Em vez de usar o controle remoto para controlar a TV, por exemplo, ou acessar um conteúdo, é muito mais fácil dizer o que procura e o que quer, pelo próprio controle remoto ou por aplicativos de celular. Portanto, a principal vantagem dos aparelhos com recurso de voz é, sem dúvida, a praticidade.

Normalmente equipadas com assistentes virtuais, essas TVs permitem que, a partir da fala, o usuário controle suas funções, acesse aplicativos, busque conteúdo, altere configurações e até inclua outros aparelhos vinculados a seu televisor. Outros setores também expandem seus negócios a fim de oferecer comandos criativos envolvendo a voz, como, por exemplo, um jogo em formato de áudio criado pela Warner Bros em parceria com a Amazon para a Alexa.

Além da utilização doméstica e pessoal, essa nova maneira de se comunicar com os aparelhos eletrônicos também tem sido utilizada para agilizar a contratação de serviços e produtos. Apenas por voz, o usuário descreve o que quer ou precisa (no varejo, no banco ou na operadora de celular) e seus dados arquivados dão conta de concretizar a operação.

E já pensou em contratar gigantes como Google e Amazon para implementar um assistente personalizado de pequena escala? Sim, totalmente possível.

O que é curioso relembrar é que a voz não só resolve a vida, mas também é um recurso definitivo e obrigatório na promoção da acessibilidade. Além de práticos e ágeis, comandos de voz transformam o dia a dia de consumidores muitas vezes excluídos que, com uma curta frase dita de forma clara e direta, passam a ter mais autonomia e experimentar mais inclusão. Desde fazer uma compra até consumir um conteúdo audiovisual.