Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Uma Prova de Coragem | 5 motivos para assistir ao filme

Por| Editado por Durval Ramos | 04 de Abril de 2024 às 21h00

Link copiado!

Lionsgate Films
Lionsgate Films

Quem gosta de chorar assistindo filmes dramáticos, vai gostar de Uma Prova de Coragem. O filme dirigido por Simon Cellan Jones conta a história real de amizade e lealdade entre um cão de rua e um atleta de corrida em uma das provas mais intensas do mundo e como, apesar de tudo, o companheirismo entre eles foi enorme. A obra estrelada por Mark Wahlberg (TED) conseguiu cravar 97% de aprovação do público no Rotten Tomatoes, mostrando o quanto a trama emocional deu certo.

O ator dá vida a Michael, um corredor que já está prestes a se aposentar, mas que não consegue lidar com a frustração de não ter ganhado nenhuma competição ainda. Ele decide, então, se arriscar uma última corrida na República Dominicana. Lá, entre os vários desafios da prova, acaba encontrando um cão vira-lata que o acompanha durante todo o trajeto. Mesmo sem ter muita comida, o cachorro não abandona nem o protagonista e nem sua equipe, tornando-se um membro do timeao longo dos quilômetros de prova selva adentro.

A relação dos dois vai ficando cada vez mais próxima, e o filme aproveita dessa emoção para fisgar de vez o coração do público. Ficou curioso para assistir? Então, confira outros cinco motivos para você não perder essa história.

Continua após a publicidade

5. Muitas cenas de aventura

Geralmente os filmes de drama que têm cachorros como protagonistas focam apenas na relação deles com os humanos. Uma Prova de Coragem, no entanto, vai além e aposta em muitas cenas de ação para mostrar todo o esforço de Michael para conseguir vencer a corrida. É mostrado desde a sua preparação até os vários momentos de tensão que ele enfrenta no campeonato — o que rende momentos de tirar o fôlego.

Responsável pela equipe, é ele que tem que resolver quando o cabo de uma das atletas se rompe em pleno rapel ou quando um companheiro passa mal de desidratação. Esses momentos enriquecem a trama e são um chamariz para quem também gostam de filmes do gênero, indo muito além de ser apenas um "filme de cachorro".

4.  Baseado em uma história real

A história de Michael é, na verdade, baseada na vida real do ex-atleta sueco Mikael Lindnord, que participou de corridas desde o final da década de 1990 até 2015.  O último desafio da sua carreira foi no Equador (e não na República Dominicana como é mostrado no longa), onde ele encontrou o cão que, mais tarde, veio batizar de Arthur. 

O animal recebeu esse nome porque, segundo Mikael, ele tinha uma postura de rei que lembrava a do Rei Arthur. No filme, toda a luta para transportar o cão da República Dominicana até os Estados Unidos retrata o esforço que Mikael teve que fazer na vida real para conseguir a liberação e os cuidados para garantir que o animal viajasse em segurança até sua nova casa — um processo nada simples e que poderia custar a vida do cãozinho.

Continua após a publicidade

3. Um filme sobre superação

Com muitas cenas emocionantes, Uma Prova de Coragem é um filme que tem a superação como foco. Primeiro, o público acompanha Michael e sua equipe tentando superar as dores físicas e as adversidades da prova. São vários quilômetros de caminhada, corrida, bicicleta e remo para cruzar a linha de chegada. O protagonista já não é mais tão novo quanto antes e um de seus colegas tem problema em um dos joelhos, então é o tipo de trama de superar limites que o cinema retrata tão bem.

Depois, é a vez do cachorrinho Arthur lutar para suir além. Vivendo nas ruas, ele tem ferimentos graves nas costas e passa dias sem comer ou comendo bem pouco. Além disso, para seguir os amigos se arrisca nadando no rio e quase é levado pela correnteza. Certamente são momentos de perder o fôlego. e que vão arrancar lágrimas do espectador.

Continua após a publicidade

2. Cachorro carismático e amoroso

É claro que, sendo um dos protagonistas do longa, Arthur é um dos principais motivos para assistir à trama. Ele é fofo, carinhoso e carismático, além de ter aquele olhar manhoso que quase todo cachorro vira-lata tem. Uma fofura que vai derreter até o coração dos mais durões.

Ainda que sua presença seja aquele golpe baixo emocional que todo filme do tipo oferece, é impressionante o quanto o animal consegue atuar bem. Parece até bobagem, mas ele realmente entrega muito sentimento nas cenas mais pesadas e carrega esse olhar pidão perfeito para o papel. 

Continua após a publicidade

1. Sensibilidade acima da média

Atenção! Esse tópico traz spoilers de Uma Prova de Coragem!

Todo mundo concorda que um dos piores momentos dos filmes com cachorros é quando eles morrem. Essa cena geralmente arranca lágrimas do público e deixa aquela sensação ruim no coração. Em Uma Prova de Coragem isso não é mostrado. Na verdade, os últimos minutos do longa mostram Michael e Arthur brincando na Suécia e, só após o desfecho, é que aparece uma mensagem contando que o cão faleceu de velhice. Portanto, pode assistir sem medo de sofrer.