Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Triângulo da Tristeza | A tragédia envolvendo a protagonista

Por| Editado por Jones Oliveira | 10 de Fevereiro de 2023 às 19h00

Link copiado!

Diamond Films
Diamond Films

Triângulo da Tristeza chega ao Oscar deste ano como uma das grandes surpresas da premiação. Sem a força de um grande estúdio por trás e com um elenco formado na sua maior parte por atores pouco conhecidos, ele é um daqueles filmes que chegaram ao topo do cinema mundial por seus próprios méritos. Contudo, há também uma tragédia que acompanha a produção do longa.

Antes mesmo de o filme estrear nos Estados Unidos, em dezembro de 2022, diretor e elenco foram surpreendidos com a morte repentina de uma das protagonistas da história. A atriz Charlbi Dean, de apenas 32 anos, faleceu de causas misteriosas depois de um mal súbito de causas inicialmente desconhecidas em seu apartamento em Nova York.

Continua após a publicidade

O caso aconteceu no último mês de agosto e levou um bom tempo para que as respostas começassem a surgir. Naquela época, Triângulo da Tristeza ainda não havia chegado aos cinemas, mas já vinha causando muito barulho em premiações internacionais, como a o Festival de Cannes, no qual levou a Palma de Ouro — o que já indicava o potencial tanto do longa como da própria atriz.

E, mais de seis meses depois de sua partida, o último trabalho de Dean pode ser escolhido o Melhor Filme do ano.

Quem é Charlbi Dean

Se você nunca ouviu falar no nome da atriz, não se sinta mal. Como dito, a maior parte do elenco de Triângulo da Tristeza é composto por nomes não tão conhecidos do grande circuito do cinema. Com exceção de Woody Harrelson, todos os demais atores vêm de projetos menores ou de participações mais pontuais na TV.

Continua após a publicidade

Era o caso da própria Charlbi Dean. A atriz sul-africana tinha um currículo bastante enxuto no audiovisual, sendo seu trabalho de maior renome a série Raio Negro e o filme Entrevista com Deus, mas ainda não em papéis de grande relevância. Antes disso, ela era modelo e participou de várias campanhas de marcas famosas.

Por isso mesmo seu protagonismo em Triângulo da Tristeza era visto como um grande salto em sua carreira. No filme de Ruben Östlund, ela vive a personagem Yaya, uma jovem modelo que é convidada para viajar em um iate junto com outros ricaços até que tudo começa a dar errado.

E por mais que fosse um projeto considerado menor em Hollywood, já havia uma certa expectativa de o longa chamar a atenção nos festivais e grandes premiações por causa de seu roteiro mais provocativo. Contudo, Dean mal conseguiu ver isso se concretizar, já que sua morte veio antes da estreia internacional de seu maior trabalho.

Continua após a publicidade

O que aconteceu com a atriz

A morte de Charlbi Dean aconteceu no dia 29 de agosto de 2022, um dia depois de ela dar entrada em um hospital de Nova York. As informações iniciais apontavam que ela teve um mal súbito.

Em uma entrevista dada na época, o irmão da atriz e modelo revelou que ela própria sugeriu a internação após uma série de sintomas comuns, mas intensos. Segundo Alex Jacobs, Dean reclamou de uma forte dor de cabeça e tentou dormir para ver se o incômodo ia embora. Horas mais tarde e com dores ainda maiores, pediu para que o namorado a levasse a um hospital. Cerca de 24 horas depois, ela foi considerada morta.

Continua após a publicidade

A demora em definir a causa da morte fez com que o caso fosse rodeado de muita especulação e teorias. No laudo oficial, os médicos definiram apenas como doença desconhecida e não demorou para que os negacionistas culpassem as vacinas contra covid-19 — o que foi rapidamente negado pela família. Meses depois, a resposta apareceu.

Em dezembro, um laudo confirmou que Charlbi Dean morreu por causa de uma septicemia bacteriana. Trata-se de uma resposta agressiva do organismo a uma infecção, o que causa uma espécie de inflamação generalizada e pode resultar em falência múltipla dos órgãos.

No caso da atriz, análises apontaram a presença da bactéria capnocytophaga, presente na saliva de cães, gatos e até humanos. E como ela não tinha mais o baço desde os 10 anos de idade, quando se envolveu em um sério acidente de trânsito, o organismo não conseguiu fazer a filtragem do microorganismo, que se proliferou sem controle, causando a infecção fatal.

Continua após a publicidade

Triângulo da Tristeza chega aos cinemas no dia 16 de fevereiro.