Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quando Triângulo da Tristeza estreia no Brasil?

Por| Editado por Jones Oliveira | 03 de Fevereiro de 2023 às 21h30

Link copiado!

Diamond Films
Diamond Films

Uma das surpresas do Oscar 2023, Triângulo da Tristeza chega aos cinemas brasileiros a tempo de o público conferir essa curiosa história antes da premiação. O longa dirigido por Ruben Östlund não fez muito barulho, mas abocanhou três indicações, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor.

Contudo, é justamente sua história o grande atrativo — não por acaso, também disputa a estatueta de Melhor Roteiro Original. Tudo isso ao levar para a tela a velha discussão sobre questões sociais, relações de trabalho e luta de classes de uma forma bastante ácida e naquele tom satírico que sempre nos conquista.

E mesmo não tendo grandes nomes no elenco — Woody Harrelson é o grande destaque por aqui —, o modo como Östlund conduz essa trama por meio desses ilustres desconhecidos é algo que dialoga com a própria crítica que Triângulo da Tristeza se propõe a contar. Uma brincadeira muito bem feita e que garantiu a Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2022.

Continua após a publicidade

Sobre o que é Triângulo da Tristeza?

Como dito, o roteiro de Triângulo da Tristeza chama a atenção pelo modo como apresenta uma crítica às relações de trabalho e à luta de classes com uma leveza satírica que é muito divertida de acompanhar. E tudo isso é retratado no microcosmo de um barco de luxo para passageiros muito importantes.

São megaempresários, celebridades e modelos que embarcam nessa viagem para uma paisagem paradisíaca para poderem descansar e curtir todo o luxo e mordomia que o dinheiro pode comprar — e isso inclui ter dezenas de funcionários sempre prontos para servi-los.

Continua após a publicidade

Só que isso muda de figura quando a embarcação naufraga e todos os passageiros e tripulação se veem presos em uma ilha deserta. Sem conseguir voltar para casa, eles precisam se organizar para sobreviver até que um resgate apareça.

E aí que há a subversão dessas relações. Acostumados a serem sempre servidos e a ter uma infinidade de empregados a seu dispor, esses ricaços vão ver essa lógica se inverter quando os funcionários se revelam altamente hábeis para lidar com uma situação tão adversa assim.

Continua após a publicidade

Sob o comando de um excêntrico capitão, vivido por Woody Harrelson, eles vão perceber que o dinheiro não é capaz de comprar o que eles realmente precisam e que tudo pertence a quem tudo produz.

Quando Triângulo da Tristeza estreia no cinema?

Da mesma forma que boa parte dos filmes indicados ao Oscar, Triângulo da Tristeza chega ao Brasil com atraso. Nos Estados Unidos, o longa estreou em outubro de 2022 e, embora não tenha sido um enorme sucesso, fez barulho o suficiente tanto para conseguir uma bilheteria expressiva como também para chamar a atenção de críticos e das próprias premiações.

Por aqui, o filme será lançado no dia 16 de fevereiro com distribuição da Diamond Films. Apesar disso, será possível conferir essa curiosa sátira um pouco antes, já que alguns cinemas devem fazer sessões especiais já a partir do dia 9 de fevereiro.