Publicidade

Terrifier: 10 curiosidades sobre a franquia de terror que até causou desmaios

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/Diamond Films
Divulgação/Diamond Films

Terrifier 3 chegou aos cinemas brasileiros na última semana e vem atraindo uma quantidade significativa de fãs de terror e do palhaço Art para as salas de exibição. No terceiro capítulo da franquia, o misterioso assassino retorna a vida de Sienna e seu irmão para finalizar a matança que começou no segundo filme.

Desde de 2016, quando o primeiro longa foi lançado, o monstro conquistou uma legião de fãs e se tornou um dos mais relevantes ícones do gênero de terror dos últimos 10 anos. Seja por conta de seu design chamativo ou da violência presente em seus filmes, Art é uma estrela do horror.

A jornada de Terrifier ao sucesso, no entanto, não foi simples. Sem grandes orçamentos, o diretor Damien Leone teve de se virar para fazer os longas. Entre polêmicas e proibições, a franquia de terror se estabeleceu como uma saga popular e deve continuar a assombrar os cinemas pelos próximos anos.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O Canaltech separou 10 curiosidades sobre a franquia Terrifier para você conhecer os bastidores da saga. Confira:

O palhaço Art apareceu pela primeira vez em um curta

A primeira aparição do icônico assassino não se deu no longa de estreia da franquia, mas sim em dois curtas: The 9th Circle, de 2008, e Terrifier, de 2011. Ambos os curtas foram dirigidos por Damien Leone e mostram Art matando suas vítimas.

A estreia do palhaço em um longa se deu em All Hallows' Eve, de 2013, uma antologia de terror que incluía os dois curtas já produzidos e adicionava mais sequências de assassinato. Na trama, dois irmãos e uma babá assistem vídeos de assassinatos realizados por Art e acabam sendo atacados pelo palhaço assassino.

O ator original do palhaço Art foi substituído

Nas três primeiras aparições de Art, a pessoa responsável por dar vida ao palhaço era Mike Giannelli. O homem, que não era ator profissional, chegou a ser convidado para retornar ao papel em Terrifier, mas negou o convite por um motivo curioso: ele odiava o processo de maquiagem.

“Amei o resultado, amei Damien Leone”, afirmou Giannelli ao podcast The Square Round Table. “Mas a experiência foi horrível. Odiei cada segundo daquilo.” Após a recusa, Giannelli nunca mais voltou a atuar.

Continua após a publicidade

David Howard Thornton ganhou o papel por conta sua experiência com mímica

Sem o seu principal ator, Damien Leone passou a procurar por uma nova pessoa para interpretar o palhaço Art. E não demorou muito para ele encontrar David Howard Thornton, que acabaria se tornando a nova encarnação do assassino maldito.

O que convenceu Leone a contratar Howard Thornton foi a experiência prévia com mímica que o ator possuía. Durante as audições, o ator fez mímicas fingindo comer a cabeça das vítimas de Art. A crueldade da ação conquistou Leone, que decidiu ali mesmo que havia encontrado seu novo palhaço assassino.

Continua após a publicidade

Os filmes usam carnes de animais nas cenas mais grotescas

A franquia Terrifier ficou conhecida por suas cenas violentas e grotescas. Além da enorme quantidade de sangue, o realismo das sequências conquistou os fãs de terror. Para atingir tal grau de veracidade, a produção do filme aposta em uma técnica pouco convencional: usar carnes de animais durante a gravação.

Em entrevista à Variety, o diretor revelou que a técnica foi utilizada para recriar órgãos mais realistas durante os assassinatos. Apesar disso, a produção também usa materiais como látex e silicone nas vítimas de Art.

Continua após a publicidade

Adolescentes e crianças francesas foram proibidos de assistir ao filme

Na França, o terceiro filme da saga foi proibido para menores de 18 anos. É isso mesmo que você leu, adolescentes e crianças francesas não poderão assistir ao longa no cinema. A classificação que proíbe os jovens de assistirem o longa é rara e foi dada pela última vez em 2006, no lançamento de Jogos Mortais 3.

Alguns espectadores passaram mal ao ver os filmes no cinema

O ocorrido já é familiar aos fãs de filmes de terror, mas a franquia Terrifier se orgulha de ter feito dezenas de fãs ao redor do mundo passarem mal durante a exibição de seus longas. Entre pressão baixa, vômito e até mesmo desmaio, são muitos os relatos de pessoas que não aguentaram o nível de violência extremo da saga.

Continua após a publicidade

Lauren LaVera quase não usa dublês para interpretar Sienna Shaw

Lauren LaVera interpreta Sienna Shaw, a final girl do segundo e do terceiro filme da saga. Ao longo da franquia, Sienna teve de correr, pular e se jogar de diferentes formas para se salvar do ímpeto assassino do palhaço Art.

A atriz, no entanto, quase não usa dublê para suas cenas pois tem experiência com artes marciais e já atuou como dublê. De acordo com ela, o diretor do filme a proibiu de fazer uma única sequência: quando Siena cai de lugar muito alto e atravessa o teto de uma construção. LaVera queria atuar na cena, mas foi convencida a deixar sua dublê trabalhar em seu lugar.

Continua após a publicidade

O diretor já revelou o único ato de violência que Art jamais cometerá

Ao longo da trilogia, o palhaço assassino cometeu inúmeros atos de violência capazes de horrorizar o mais corajoso dos telespectadores. Em entrevista à Variety, no entanto, Damien Leone revelou qual ato horrível jamais será filmado em um filme Terrifier: o assassinato de uma criança.

"É como se você estivesse tentando tanto chocar o público que soa desesperado. Eu acho que é meu trabalho como artista tentar caminhar por essa linha de uma maneira mais interessante, de uma maneira mais responsável", afirmou o diretor.

O palhaço Art teve um quadrinho próprio e já apareceu em videogames

Continua após a publicidade

O palhaço Art é conhecido por suas aparições na sétima arte, mas a presença demoníaca dele já apareceu em outras mídias. Entre 2021 e 2022, Terrifier recebeu um quadrinho que recontava a história do primeiro longa.

No mundo dos videogames, o palhaço assassino também já fez uma pontinha nos jogos Call of Duty: Warzone e Call of Duty: Modern Warfare III. Um jogo próprio de Art, no entanto, está sendo desenvolvido e deve ser lançado em 2025.

O palhaço Art já participou de uma reunião de reabilitação com Pete Davidson

Continua após a publicidade

O que Pete Davidson e o palhaço Art têm em comum? De acordo com a série Bupkis, os dois já frequentaram a mesma clínica de reabilitação. No oitavo episódio da primeira temporada, o vilão faz uma breve aparição e assusta a versão ficcionalizada de Davidson enquanto ele participa do encontro.

O ator, que também é o criador da série, é um grande fã dos filmes de terror da saga e convidou Damien Leone e David Howard Thornton para participarem do oitavo capítulo da série.

10 curiosidades sobre Terrifier e Art, o Palhaço:

Continua após a publicidade
  • O palhaço Art apareceu pela primeira vez em um curta
  • O ator original do palhaço Art foi substituído
  • David Howard Thornton ganhou o papel por conta sua experiência com mímica
  • Os filmes usam carnes de animais nas cenas mais grotescas
  • Adolescentes e crianças francesas foram proibidos de assistir ao filme
  • Alguns espectadores passaram mal ao ver os filmes no cinema
  • Lauren LaVera quase não usa dublês para interpretar Sienna Shaw
  • O diretor já revelou o único ato de violência que Art jamais cometerá
  • O palhaço Art já teve um quadrinho próprio e já apareceu em videogames
  • O palhaço Art já participou de uma reunião de reabilitação com Pete Davidson

Leia mais: