Suspense gravado no Brasil usa a mesma tecnologia de Star Wars
Por Paulinha Alves |

Vem aí o primeiro filme brasileiro inteiramente rodado com The Volume, tecnologia criada a partir de telas de LED, utilizada em produções como 1899 e The Mandalorian – série lançada em 2019, que faz parte do universo de Star Wars.
Chamado provisoriamente de Antártida, o filme será gravado já em 2025 no Estúdio de Produção Virtual da Globo, espaço da emissora dedicado a esse tipo de tecnologia e inaugurado na última quinta-feira (12), no Rio de Janeiro.
Longa-metragem de suspense dirigido por Bruno Safadi (O Uivo da Gaita), o filme é ambientado na Estação Antártica Comandante Ferraz, base do Brasil na Antártida, reinaugurada em janeiro de 2020.
Na trama, um grupo de militares e cientistas chega até o local, onde outros profissionais já estão instalados, com o intuito de ficar por ali ao longo dos próximos seis meses. A recepção, porém, acaba resultando em um crime, que leva a subcomandante da base a iniciar uma investigação para punir os culpados, ao mesmo tempo em que uma queda brusca na temperatura faz com que todos fiquem presos no local.
Escrita por Claudia Jouvin, a produção ainda não tem informações sobre elenco ou data de estreia, mas marca um importante passo para o audiovisual brasileiro, que agora tem a possibilidade de eliminar barreiras e diminuir custos com a utilização de uma tecnologia de ponta.
Tecnologia recria cenários dinâmicos
Gerado a partir de um semicírculo de telas de LED que conseguem reproduzir em tempo real as mudanças e nuances do cenário, o The Volume é uma tecnologia inovadora que consegue eliminar a necessidade de locações físicas, muitas vezes custosas, mas imprescindíveis para a produção.
Com um sensor que conecta câmera e tela, esse extenso painel digital consegue reproduzir de maneira bastante realista e dinâmica todo tipo de paisagens, que se adequam aos ângulos e enquadramentos da câmera de maneira natural.
Uma tecnologia que abre inúmeras possibilidades criativas, além de dar mais liberdade para que atores contracenem em espaços digitais extremamente realistas, ao invés de um simples fundo verde.
Estúdio da TV Globo é o maior da América Latina
O Estúdio de Produção Virtual da Globo inaugurado na quinta é um importante passo para a própria Rede Globo, que agora pode construir cenários antes inimagináveis ou muito custosos também na dramaturgia.
O diretor executivo dos Estúdios Globo e TV Globo, Amauri Soares, chegou a falar para o Gshow que o espaço vai abrir caminho para contar novas histórias, além de facilitar gravações que antes dependiam do clima e de inúmeras outras variáveis para ocorrer.
A novela Volta Por Cima, inclusive, atual folhetim da faixa das 19h da TV Globo, já teve uma de suas cenas iniciais – em que um ônibus fica pendurado em um viaduto – gravada com o The Volume, economizando tempo e energia de toda a produção.
Atualmente utilizado para as gravações do documentário O Século do Globo, o Estúdio de Produção Virtual da Globo é o maior da América Latina. Além de um espaço total de 1.500m², o local conta com 300m² apenas de painéis de LED com resolução em 16k, em HDR.
Leia também: