Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como foi gravado o Scooby-Doo de 2002?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Março de 2023 às 15h25

Link copiado!

Warner Bros
Warner Bros

O filme Scooby-Doo, de 2002, foi a primeira adaptação em live-action para os cinemas do desenho animado criado em 1969.

O longa-metragem foi gravado na Austrália entre fevereiro e junho de 2001 e contou com meses de pós-produção para criar o cachorro titular com efeitos visuais.

Como foi criado o Scooby-Doo no filme de 2002

Continua após a publicidade

O personagem Scooby-Doo, o cachorro da raça Dogue Alemão que acompanha os amigos Fred, Daphne, Velma e Salsicha na solução de mistérios, foi criado totalmente por computação gráfica no filme de 2002.

Durante as gravações, os atores Freddie Prinze Jr., Sarah Michelle Gellar, Linda Cardellini, Matthew Lillard e Rowan Atkinson imaginavam a posição do Scooby-Doo e atuavam como se estivessem interagindo com o cão.

Para criar essa ilusão e posteriormente inserir o personagem por CGI (imagens geradas por computador), as cenas foram rodadas com certo posicionamento de câmera a fim de deixar espaço para o cachorro digital.

Em algumas sequências, um boneco era utilizado para servir de referência espacial e auxiliar os atores a terem um melhor direcionamento de suas ações junto com o personagem.

Continua após a publicidade

A equipe de efeitos visuais criou o modelo totalmente digital do Scooby-Doo na pós-produção com o objetivo de dar o máximo de expressões ao personagem sem perder suas características caninas.

Curiosamente, o ator Neil Fanning, que emprestou sua voz para o Scooby, acompanhou todos os dias de filmagem e dublava o cão falante nas gravações para ajudar na interação entre os personagens.

O filme contou também com diversas cenas de efeitos práticos, nas quais os atores (ou seus dublês) eram pendurados por cabos ou corriam por cenários estreitos. Essas cenas foram refinadas na pós-produção também com o uso de efeitos visuais.

Continua após a publicidade

Tamanha produção teve seu preço: o orçamento do filme foi de US$ 84 milhões. Mundialmente, o longa-metragem arrecadou US$ 275 milhões nas bilheterias.