Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Richard Donner, diretor de Superman e Máquina Mortífera, morre aos 91 anos

Por| Editado por Claudio Yuge | 05 de Julho de 2021 às 20h52

Link copiado!

Alan Light/Flickr
Alan Light/Flickr

Responsável por diversos filmes que fizeram história durante as décadas de 1970 e 1980, o diretor Richard Donner teve sua morte confirmada nesta segunda-feira (5), aos 91 anos de idade. A notícia foi confirmada por sua mulher, a produtora Lauren Schuler Donner e por seu gerente de negócios, que não divulgaram a causa.

Nascido no dia 24 de abril de 1930, Donner iniciou sua carreira na televisão norte-americana, dirigindo programas como Além da Imaginação, A Ilha de Gilligan e O Agente da UNCLE, entre outras. Sua estreia no cinema aconteceu em 1961, com X-15, mas só teve seu primeiro grande sucesso na tela grande com A Profecia, filme de terror de 1976 baseado no livro de David Seltzer.

Em 1978, ele foi o responsável por dar vida a Superman: O Filme, em uma aventura estrelada por Christopher Reeve, Marlon Brandon, Gene Hackman e Margot Kidder. Apesar do sucesso do filme, ele foi demitido da sequência graças a um relacionamento problemático com os produtores executivos Alexander Salkind e Ilya Salkind e com o produtor Pierre Spengler.

Continua após a publicidade

Donner também tem créditos pelas direções de filmes como Os Goonies (1985), a quadrilogia Máquina Mortífera (1987, 1989, 1992 e 1998), e Radio Flyer (1992). Seu último trabalho para o cinema foi 16 Quadras, filme de suspense policial estrelado por Bruce Willis, Mos Def e David Morse que conta uma história que se passa em tempo real.

Como produtor, ele trabalhou junto com sua mulher Lauren Schuler Donner na The Donner’s Company, responsável pela franquia X-Men, que gerou US$ 2,5 bilhões em bilheteria com um total de 13 filmes produzidos pela 20th Century Fox (atualmente pertencente à Disney). O trabalho mais recente da produtora foi Os Novos Mutantes, longa-metragem inspirado pelo universo Marvel que chegou ao Brasil no dia 22 de outubro de 2020.

Continua após a publicidade

Fonte: Deadline