Publicidade

Quem são as Filhas de Atlas, as vilãs de Shazam! Fúria dos Deuses?

Por| Editado por Jones Oliveira | 10 de Fevereiro de 2023 às 10h00

Link copiado!

Warner bros
Warner bros

Depois de muitas mudanças de data, Shazam! Fúria dos Deuses vai finalmente estrear nos cinemas em março. Ainda resquício do antigo universo de super-heróis da DC, o longa vai apresentar a Família Shazam de verdade nas telas, explorando a grande reviravolta do longa anterior.

Contudo, não é isso o que vem chamando a atenção para o longa. Na verdade, são as novas vilãs que estão despertando a curiosidade dos fãs, inclusive dos leitores de quadrinhos. Como os trailers já apresentaram e o título deixa bem claro, Shazam (Zachary Levi) vai ter de encarar duas deusas que vêm à Terra para recuperar o poder roubado pelo herói — e tudo isso é muito novo.

Continua após a publicidade

Hespera (Helen Mirren) e Kalypso (Lucy Liu) são as Filhas de Atlas, uma das divindades que formam o nome do personagem, e chegam ameaçando a humanidade por causa dessa afronta com os deuses. Só que nada disso existe nos gibis, o que faz com que a vinda dos deuses pegue de surpresa até mesmo aquele fã que acompanha tudo com as revistas embaixo do braço.

Menos gibi e mais História

Vamos combinar que Filhas de Atlas é um nome tão legal que torna compreensível a escolha da Warner e da DC de optarem por essas divindades como as vilãs de Fúria dos Deuses. A outra opção era uma minhoca inteligente ou a volta do Dwayne Johnson — o que parece ser o pior dos cenários para o estúdio.

Continua após a publicidade

E embora Hespera e Kalypso não existam nos quadrinhos, a sua existência faz todo o sentido dentro da mitologia criada em torno de Shazam e do conceito relacionado aos seus poderes. Afinal, se ele usa o poder dos deuses para se transformar em um super-herói, resta saber se as divindades realmente concederam esse dom ou ele foi roubado.

Como você deve se lembrar, o Mago Shazam (Djimon Hosseini) explica que a palavra-mágica que o jovem Billy Batson (Asher Angel) é um acrônimo para representar a sabedoria de Salomão, a força de Hércules, a vitalidade de Atlas, o poder de Zeus, a Coragem de Aquiles e a velocidade de Mercúrio. E tudo bem que nem todos nessa lista são deuses, porque o importante mesmo é a ideia como um todo.

Assim, trazer as Filhas de Atlas é uma ótima forma de explorar mais da origem dos poderes não só do Shazam, mas do próprio mago ao mesmo tempo em que aborda mais desses elementos místicos relacionados a esse universo. Não que vá ter futuro, mas ainda segue interessante.

Continua após a publicidade

Quem é Atlas?

Caso você não lembre mais das aulas de História, Atlas não é só aquele livro cheio de mapas, mas dos personagens mais icônicos da mitologia grega. Ele é um titã que foi condenado pelos deuses do Olimpo a segurar o firmamento nas costas. No imaginário antigo, era esse ser gigantesco que impedia que o céu caísse sobre as pessoas, embora as reproduções artísticas tenham se habituado a retratá-lo carregando o planeta.

E era óbvio que ele seria adaptado à nossa mitologia moderna e transformado em personagem de quadrinho. Dentro da cronologia da DC, Atlas apareceu algumas vezes. Em histórias mais antigas, ele é o mesmo titã grego que carrega o peso do mundo em seus ombros, mas há uma versão mais recente que o retrata como um campeão místico que vive desde a Antiguidade e que já caiu na porrada com o Superman algumas vezes.

Continua após a publicidade

Só que, na verdade, nenhuma dessas versões importa para a origem de Shazam. O herói foi criado muito tempo antes de a editora Fawcett Comics ser comprada pela DC e, naquela época, a ideia era apenas referenciar o personagem mitológico. Assim, todo o resto que veio anos depois é apenas uma tentativa de ampliar as histórias de Billy Batson.

Hespera e Kalypso na mitologia

Como toda história mitológica, os relatos sobre Hespera e Kalypso são bem difusos. Como as histórias da Antiguidade chegam até nós a partir de diferentes textos e relatos, não existe uma única versão sobre essas divindades, o que torna tudo um pouco mais confuso e complexo.

Continua após a publicidade

Da dupla de vilãs de Shazam! Fúria dos Deuses, Kalypso é certamente a mais famosa. Ela é uma ninfa do mar que aparece em A Odisseia e ajuda o herói Odisseu durante sua volta para casa. Ela o recebe em sua ilha e lhe dá abrigo por sete anos, mas acaba se apaixonando por ele. Assim, faz do guerreiro seu refém por sete anos e só o liberta após os deuses intervirem.

De acordo com o relato mais famoso, do poeta Hesíodo, Kalypso seria filha dos titãs Oceano e Tétis, o que reforçaria sua vocação como essa deidade relacionada aos mares. No entanto, há outros textos que a colocam como filha de Atlas.

O mesmo acontece com Hespera, que também tem esse tipo de guarda compartilhada mitológica. Junto com suas irmãs Egle e Eritia, ela seria uma das divindades relacionadas ao ciclo do dia e representaria o crepúsculo. Assim, ainda conforme Hesíodo, ela seria filha de Nix (a Noite) e de Érebo (a Escuridão).

Continua após a publicidade

Só que, da mesma forma como acontece com Kalypso, há também versões que a colocam como filha de Atlas. Há também uma interpretação em que Hespera seria, na verdade, amante do Titã e que, com ele, teria filhas que seriam as ninfas responsáveis pela ordem natural.

O que esperar das Filhas de Atlas em Shazam! Fúria dos Deuses

O lado bom de um filme de herói é que ele traz uma versão bastante simplificada dessa grande salada histórica, o que torna a coisa toda bem mais compreensível. Assim, é bem provável que não vejamos nada dessa confusão no cinema e que elas sejam retratadas apenas como filhas do titã que teve seu poder roubado.

E isso vem muito bem a calhar porque, no fim das contas, só uma coisa importa para Shazam! Fúria dos Deuses: a revolta do próprio Olimpo. É irrelevante quem é pai de quem ou sua importância dentro do imaginário grego. Para o roteiro, Hespera e Kalypso representam a insatisfação dos deuses com o modo com que o herói e sua família estão usando os poderes que, ao que tudo indica, foram usurpados pelo Mago Shazam.

Continua após a publicidade

Tanto que o trailer não traz nada relacionado ao mar ou ao entardecer, focando muito mais na capacidade que os poderes divinos das Filhas de Atlas de ameaçar a humanidade sem muito esforço. Elas invocam um dragão no meio da cidade e absorvem os poderes de alguns dos irmãos de Billy Batson e esse dever o tipo de perigo que eles vão apresentar.

Pode ser que o longa apresente mais elementos ligados a essa origem mitológica e até mesmo mostra o próprio Atlas, mas não há nada indicando algo nesse sentido. E, na verdade, também não faz diferença. Ainda que seja cedo para dizer qualquer coisa, parece óbvio que o roteiro deve caminhar para mostrar que o verdadeiro poder de Shazam não vem dos deuses, mas das pessoas à sua volta. Quer apostar?

Shazam! Fúria dos Deuses estreia nos cinemas no dia 16 de março.