Publicidade

Por que Homem-Aranha Através do Aranhaverso tem tantas versões diferentes?

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Sony Pictures
Sony Pictures

Parece piada com a própria temática do filme, mas as múltiplas versões de Homem-Aranha Através do Aranhaverso sempre intrigaram os fãs desde que o filme chegou aos cinemas no início de junho. E, com o lançamento digital do longa, essa percepção de que há mais de um corte do longa apenas ganhou força. Agora, os produtores Phil Lord e Chris Miller vêm explicar o que realmente aconteceu.

As diferenças são bem sutis e foram notadas já há alguns meses. São breves linhas de diálogos aqui e ali, assim como a própria construção de algumas cenas e dos elementos ao fundo ou menos no primeiro plano. Nada que mude a história, mas que dão uma nova percepção sobre alguns personagens secundários ou mesmo terciários. Ainda assim, era algo que sempre fez muita gente se perguntar sobre o porquê dessas diferenças.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Só que, ao contrário do que se pode imaginar, nada disso parece estar relacionado a uma piada da Sony sobre multiverso e variantes. Em entrevista à revista TotalFilm, a dupla esclareceu o que aconteceu e confirmou que as diferentes versões surgiram quando o estúdio seguiu trabalhando no filme mesmo depois de enviá-lo para determinados mercados.

Segundo Miller, as primeiras variações foram notadas por parte dos fãs porque eles estavam vendo o que chamam de versão internacional de Aranhaverso 2, um corte que foi finalizado quase dois meses antes da estreia. Essa versão foi fechada às pressas para que a Sony pudesse traduzi-la para diferentes idiomas, como o francês, para que os órgãos de classificação indicativa de determinados países — principalmente na Europa — fizessem a avaliação em tempo hábil para a estreia em junho.

O ponto é que, mesmo após o envio desse corte internacional, as equipes responsáveis pela animação viram que ainda havia espaço para melhorar e decidiram dar um novo polimento a certas cenas. De acordo com o produtor, havia esse sentimento generalizado no time de que todos queriam fazer a melhor versão possível do longa e, por isso, eles seguiram até o último momento fazendo essas alterações. “Por ser um filme de multiverso, é como se houvesse um multiverso do próprio filme”, brinca Miller.