Publicidade

Oddity | Novo filme de terror vira sensação entre os críticos

Por  • Editado por Claudio Yuge | 

Compartilhe:
Divulgação/IFC Films
Divulgação/IFC Films

2024 tem sido um ano e tanto para os filmes de terror. Além do sucesso de produções já aguardadas, que estrearam este ano nas telonas, o terror irlandês Oddity vem chamando atenção entre os críticos. Lançado na última sexta-feira (19) nos Estados Unidos, o título conquistou 96% de aprovação no Rotten Tomatoes e recebeu elogios por sua atmosfera eletrizante e mistura de gêneros cinematográficos.

Escrito e dirigido por Damian Mc Carthy (O Alerta), o longa-metragem estreou em março no South by Southwest, onde foi muito aclamado e ganhou o Prêmio do Público na seção Midnighter do festival.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Desde então, Oddity (ainda sem tradução no Brasil) passou a ganhar notoriedade em outros festivais mundo afora e tornou-se um dos filmes de terror mais bem avaliados do ano ao chegar em circuito comercial.

Gravado quase que inteiramente em um espaçoso celeiro e com um trabalho bem apurado de efeitos práticos, o título foi apontado nos agregadores de notas como uma história genuinamente perturbadora, que além de ter um clima inquietante, sabe usar bem o recurso de jump scare.

Veículos como o The Wall Street Journal chegaram a falar que “Alfred Hitchcock teria orgulho de colocar seu nome neste thriller” e vários portais apontaram como o título mistura bem subgêneros do terror como o suspense, o sobrenatural e até o slasher.

Uma vidente em busca de vingança pela morte da irmã

Estrelado pela atriz Carolyn Bracken (A Menina Silenciosa), Oddity segue os passos de Darcy, uma mulher cega e autoproclamada vidente, que coleciona itens amaldiçoados e alega ter o poder de conhecer a história de um objeto por meio de seu toque.

Apesar de seus poderes, Darcy vive um período de luto pessoal há quase um ano, desde que Dani, sua irmã gêmea, foi assassinada de forma brutal. O caso, embora tenha sido supostamente resolvido – um paciente do marido de Dani, o psiquiatra Ted Timmis, foi condenado pelo crime e posteriormente morto em seu quarto no hospital psiquiátrico –, assombra os dias de Darcy, que acredita haver algo mal explicado na história.

Continua após a publicidade

Para resolver isso de uma vez por todas e se vingar dos verdadeiros culpados da morte da irmã, a vidente decide então fazer uma visita a seu antigo cunhado, Ted, e sua nova namorada, Yana, levando consigo os itens mais perigosos de sua coleção de terror.

Além de Bracken na pele das duas irmãs, o filme conta ainda com Gwilym Lee (Bohemian Rhapsody) como intérprete de Ted, o marido da vítima; Caroline Menton, que estreia nas telonas como Yana, a nova namorada do psiquiatra; e Tadhg Murphy (Garotos Comem Garotas), que dá vida a Olin, o paciente mental condenado pela morte de Dani.

Com nota 7,6 do público no IMDB, Oddity ainda não tem data de estreia oficial para chegar ao Brasil.