O Menino e a Garça | Filme do Studio Ghibli ganha previsão de estreia no Brasil
Por Paulinha Alves • Editado por Durval Ramos |
O Menino e a Garça, último lançamento do Studio Ghibli escrito e dirigido pelo lendário Hayao Miyazaki, finalmente ganhou uma previsão de estreia no Brasil. A animação, que chegou aos cinemas do Japão em julho deste ano, é a primeira lançada pelo cineasta desde 2013, após ter desistido de se aposentar da profissão.
- Os 5 melhores filmes do Studio Ghibli
- Crítica | Meu Amigo Totoro mostra a relação de otimismo do eu com o mundo
O longa será distribuído no país pela Sato Company e chega aos cinemas daté março de 2024, conforme anunciado pela empresa em um comunicado oficial. E, embora a falta de uma data precisa seja um tanto frustrante, é possível crer que a produção do criador de Viagem de Chihiro e Meu Vizinho Totoro desembarca em terras tupiniquins antes da cerimônia do Oscar, que acontece em 10 de março e do qual é um dos cotados para receber indicações.
Vale lembrar que o título de Hayao Miyazaki, considerado um mestre da animação, segue com uma arrecadação internacional estrondosa, que faturou até o momento US$ 113 milhões. Nos cinemas norte-americanos, inclusive, o filme estreou em primeiro lugar nas bilheterias, em um feito inédito para animes originais.
Originalmente lançado sem nenhum tipo de divulgação (e ainda assim sendo a maior abertura de um título do Studio Ghibli no Japão), O Menino e a Garça ganhou um trailer em inglês, em novembro.
- Assine a Disney+ aqui e assista a títulos famosos da Marvel, Star Wars e Pixar quando e onde quiser!
O Menino e a Garça aposta em fantasia fantástica
Inspirado no livro preferido de Miyazaki, um romance de 1937 escrito por Genzaburo Yoshino, O Menino e a Garça ganhou elementos muitos mais fantasiosos e autobiográficos em sua adaptação. Com roteiro do próprio Miyazaki, o filme explora temas e mensagens importantes em sua trama, mas conta com cenas mais adultas do que é comum na filmografia do cineasta.
Em sua história, acompanhamos Mahito, um garoto de doze anos que vai morar no campo após perder a mãe em um bombardeio na Segunda Guerra Mundial. Na nova cidade, ele descobre um mundo fantástico, partilhado por vivos e mortos, e se aventura em uma jornada épica por suas terras com a ajuda de uma garça-real falante.
Aclamado não apenas pelo público, mas também pela crítica internacional, o filme conquistou duas indicações ao Globo de Ouro 2024, uma com Melhor Animação em Longa-Metragem e outra para Joe Hisaishi como Melhor Trilha Sonora Original de Filme.
O longa, inclusive, é apenas mais uma das muitas dobradinhas entre Hisaishi e Miyazaki, que já trabalharam juntos em animações como O Castelo no Céu (1986), Meu Vizinho Totoro (1988) e Vidas ao Vento (2013).