Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O Desconhecido | Conheça novo filme da Netflix que tem nota quase perfeita

Por| Editado por Jones Oliveira | 23 de Outubro de 2022 às 15h00

Link copiado!

Reprodução/ Netflix
Reprodução/ Netflix
Tudo sobre Netflix

A Netflix tem mesmo investido cada vez mais no suspense. Depois de lançar duas séries do gênero, Sagrada Família e Bem-Vindos à Vizinhança, agora o streaming estreia O Desconhecido, suspense policial australiano, escrito e dirigido por Thomas M. Wright. O longa chegou ao streaming no dia 19 de outubro e já conquistou a audiência, alcançando a segunda colocação no Top 10 da plataforma.

Além da boa colocação no ranking de mais assistidos da Netflix, o filme também conseguiu um feito improvável: recebeu 93% de avaliações positivas da crítica especializada no Rotten Tomatoes, um dos principais sites especializados em filmes e séries. Entre os elogios tecidos pelos críticos estão: "um thriller psicológico fascinante e pertubardor” e "um filme de tensão incomparável".

Continua após a publicidade

Sobre o que é O Desconhecido?

Com uma trama baseada em fatos reais, O Desconhecido — ou The Stranger (como é chamado em inglês) — conta a história de um policial que se disfarça e cria uma conexão intensa com um suspeito de assassinato, tudo para arrancar um confissão do criminoso.

A obra é inspirada no livro The Sting: The Undercover Operation That Caught Daniel Morcombe’s Killer (sem tradução para o português) da autora Kate Kyriacou. O livro, por sua vez, é baseado na investigação do desaparecimento de Daniel Morcombe, um menino que sumiu misteriosamente no dia 7 de dezembro de 2003 e cujos restos mortais só foram encontrados em 21 de agosto de 2011, próximo a Glass House Mountains no estado de Queensland, na Austrália.

Continua após a publicidade

Uma das principais suspeitas da polícia na época era de que o garoto teria sido vítima de Douglas Jackway, um pedófilo já conhecido na região. O criminoso havia sido liberado da prisão poucos dias antes do sumiço de Daniel, mas, apesar dessa coincidência, os policiais não encontraram nenhum outro fato que ligasse Douglas ao caso.

Desolados, os pais do garoto passaram anos tentando encontrar alguma resposta para o que havia acontecido. Foi somente em 2011 que a polícia prendeu um homem chamado Brett Peter Cowan, que alegou ter oferecido carona a Daniel em 2003.

Um ano depois, Cowan foi julgado e culpado pelo crime. Ele também já respondia por dois casos de ofensas sexuais a outras crianças.

Continua após a publicidade

Condenado à prisão perpétua, Cowan poderá solicitar o regime semiaberto após 20 anos de encarceramento. Até o momento, ele cumpre sua pena em uma penitenciária australiana.

Ficção versus realidade

O Desconhecido é um retrato ficcional do caso e não um documentário sobre o tema, de modo que não dá nome à vítima e nem aborda o sofrimento de sua família. Em entrevista para a imprensa dos Estados Unidos, Wright comentou um pouco mais sobre sua abordagem:

"Senti que era essencial trazer uma perspectiva moral para este filme e, por isso, é um filme ficcional que não representa a vítima de forma alguma, o que é muito incomum para um filme desse tipo. Não representa nenhuma violência ou a família e se concentra na operação que ocorreu, e no impacto que teve sobre essas pessoas".
Continua após a publicidade

A família de Daniel

Apesar da abordagem do diretor, a família de Daniel ficou incomodada com a obra e criticou os produtores por usarem a morte trágica de seu filho para criarem uma ficção. De acordo com a produção do filme, a família foi comunicada sobre a criação do longa, mas preferiu não se envolver com a trama.

Continua após a publicidade

Onde assistir O Desconhecido?

Estrelado por Joel Edgerton, Sean Harris, Steve Mouzakis, Gary Waddell e Fletcher Humphrys, O Desconhecido já está disponível na Netflix.