Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Karatê Kid 5 | Quando estreia novo filme da série e o que esperar dele

Por| Editado por Jones Oliveira | 20 de Setembro de 2022 às 21h30

Link copiado!

Columbia Pictures
Columbia Pictures

Do mais absoluto nada, a Sony anunciou Karatê Kid 5, um novo capítulo da clássica franquia de filmes de artes marciais que marcou os anos 1980 e 1990. Quer dizer, do nada não, já que o anúncio vem na sequência do sucesso de Cobra Kai, a popular série da Netflix que dá continuidade aos eventos do filme décadas depois da trama original.

Por isso mesmo, o anúncio do novo longa pegou muita gente de surpresa. Afinal, até então, o seriado era a sequência daquela história e era esse aceno nostálgico o grande charme do retorno de Daniel-San (Ralph Macchio) e Johnny Lawrence (William Zabka). Pois o estúdio agora diz que não e que a verdadeira continuação está por vir.

Só que, até agora, não há qualquer informação mais concreta sobre os planos para Karatê Kid 5. No máximo, a Sony falou que se trata de uma volta à franquia original e que a nova trama não estará relacionada ao reboot de 2010, estrelado por Jaden Smith e Jackie Chan.

Continua após a publicidade

Mais do que isso, o estúdio apontou que o longa vai se passar no mesmo universo dos primeiros Karatê Kid — o que só serviu para deixar todo mundo na dúvida. Afinal, Cobra Kai já não faz exatamente isso?

Como filme e série se relacionam

Apesar da proposta de Karatê Kid 5 ser a mesma de Cobra Kai, as duas produções não devem ter nenhum tipo de conexão entre elas — por mais estranho que isso soe. Logo após o anúncio da Sony, o showrunner do seriado, Jon Hurwitz, foi às redes sociais explicar que ele não tem nada a ver com o projeto e que ele sabe tanto quanto qualquer outra pessoa sobre essa estranha continuação.

Continua após a publicidade

Isso significa que o filme não deve levar em consideração os eventos da série e dar continuidade aos eventos da franquia por outros caminhos. O problema é que ninguém tem a menor ideia do que isso significa de verdade, já que a essência da franquia sempre foram seus protagonistas.

Assim, com Daniel e Johnny já em Cobra Kai, não sobra muito com o que Karatê Kid 5 possa trabalhar para dar continuidade aos filmes clássicos. Vale lembrar que o ator Pat Morita, que vive o lendário Senhor Miyagi, morreu em 2005.

É claro que, para Hollywood, tudo é possível. Nada impede o estúdio de ignorar a existência de Cobra Kai e trazer os personagens clássicos de volta e dizer que aquela é a história que vale. Seria uma aposta arriscada e com grande chance de rejeição, mas não impossível.

Continua após a publicidade

Outra possibilidade seria escalar um novo ator para viver Miyagi ou mesmo um filho do velho mestre para que ele treine um novo pequeno gafanhoto — mais ou menos aos moldes do que o reboot de 2010 tentou fazer, também sem muito sucesso. Além disso, esse caso também correria o risco de desconsiderar o seriado, já que ele também estabelece que Miyagi já morreu quando a trama se passa.

Um caminho possível seria apostar em Hilary Swank. A atriz ganhadora do Oscar começou sua carreira no não tão conhecido Karatê Kid 4: A Nova Aventura, filme de 1994 que tentou recomeçar a franquia, mas que não conseguiu repetir o mesmo sucesso dos originais.

Isso ajudaria a explicar, inclusive, por que ela ainda não apareceu em Cobra Kai quando praticamente todo mundo que esteve nos filmes já foi introduzido na série. Em uma entrevista recente, Swank foi questionada sobre a possibilidade de aparecer nas próximas temporadas e ela apenas desconversou. Pode não ser nada, mas pode ser que ela simplesmente não pudesse falar nada sobre o assunto por estar em negociações para o famigerado Karatê Kid 5.

Continua após a publicidade

Ao mesmo tempo, o fato de a Sony ser bastante vaga em seu anúncio, sem apresentar qualquer nome do elenco e apenas dizer que a história vai se passar no mesmo universo pode significar que a ideia é trazer personagens novos e apenas referenciar um ou outro acontecimento dos clássicos. Assim, ela teria a liberdade de contar uma história inédita e sem passar por cima do que Cobra Kai vem fazendo tão bem.

Quando Karatê Kid 5 estreia

A única informação concreta apresentada pela Sony até agora é que Karatê Kid 5 já tem data para estrear nos cinemas. O longa está programado para ser lançado no dia 7 de junho de 2024 — ou seja, longe o suficiente para que as novidades e detalhes de produção sejam apresentados somente no futuro.