Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

John Wick 4: Baba Yaga tem cena pós-crédito?

Por| Editado por Jones Oliveira | 23 de Março de 2023 às 19h05

Link copiado!

Paris Filmes
Paris Filmes

Não é porque John Wick 4: Baba Yaga tem quase três horas de duração que o novo capítulo da franquia não vai ter uma cena pós-crédito. Em um completo atentado à bexiga do espectador, o filme tem uma cena extra que encerra algumas tramas que ficaram abertas no longa e aponta um possível futuro para a franquia de assassinos.

Essa é a primeira vez na série que o diretor Chad Stahelski utiliza esse recurso que se tornou tão comum no cinema de super-heróis. E é compreensível o porquê, seja pelo que acontece dentro do próprio roteiro como também para os próximos passos da saga. Afinal, o universo John Wick está prestes a ganhar um filme derivado e uma série de TV e tudo isso pode estar relacionado com o que é mostrado aqui.

Atenção! Este texto tem spoilers de John Wick 4: Baba Yaga!

Continua após a publicidade

Cena pós-crédito de John Wick 4 explicada

A cena é bem curta e fecha a história de dois personagens que cruzam o caminho de John Wick (Keanu Reeves) ao longo da trama. Assim, depois da morte do protagonista, vemos o que aconteceu com Caine (Donnie Yen), o velho amigo do herói que finalmente conseguiu sua liberdade em relação à Cúpula.

Ao longo do filme, é explicado que Caine fez algum tipo de acordo com a organização no passado que impedia que ele se aproximasse de sua filha. Isso forçava o lutador cego a acompanhá-la apenas de longe durante suas apresentações de violino em Paris.

Continua após a publicidade

No pós-crédito, quando essa proibição não existe mais, vemos Caine se preparando para reencontrar a filha depois de tanto tempo. Ele carrega um buquê de flores e caminha em meio à multidão para ter o momento que tanto esperava. O problema é que isso provavelmente não vai acontecer.

Ao mesmo tempo em que o pai segura o nervosismo ante à esperada reunião, vemos uma figura misteriosa se aproximando do ex-assassino. Trata-se de Akira (Rina Sawayama), filha do gerente do hotel Continental de Tóquio — personagem vivido por Hiroyuki Sanada —, que saca uma faca enquanto caminha em direção a Caine.

Continua após a publicidade

A cena acaba antes do ataque em si, mas deixa bem claro o que deve acontecer e a mensagem em torno disso tudo. No fim das contas, o ciclo de vingança não acabou, apenas foi transferido para outra pessoa.

Isso porque, logo no início de John Wick 4: Baba Yaga, o pai de Akira é morto justamente por Caine. A cúpula manda o assassino cego eliminar todos os que ajudaram o herói de alguma forma e a jovem implora para que Wick vingue a morte de seu pai. E, como Keanu Reeves não conseguiu cumprir a promessa, ela própria decide sujar suas mãos.

O que essa cena significa?

Continua após a publicidade

Há duas interpretações possíveis para o significado dessa cena. A primeira delas é bem simples e direta: ela foi inserida para fechar essa história, já que ela termina em aberto na trama principal. Assim, quem sair do cinema antes do fim dos créditos não vai entender o que diabos aconteceu com Akira.

Só que, ao mesmo tempo, esse desfecho também pode ser aproveitado como um gancho para o futuro da franquia como um todo. Mesmo com a morte de John Wick, o estúdio vai continuar explorando esse universo e já anunciou alguns projetos, incluindo o filme Ballerina, que vai focar nada menos do que nas mulheres assassinas ligadas à Cúpula.

Até agora, sabemos muito pouco sobre o longa em si, apenas que será protagonizado por Ana de Armas e que se passará antes de John Wick 4: Baba Yaga. Contudo, nada impede que o caminho dessa nova personagem e a de Akira se cruzem em algum momento, ainda mais com a temática vingança tão pungente na trama.