Publicidade

Jogos Vorazes | Qual é a história de A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes?

Por| Editado por Durval Ramos | 10 de Novembro de 2023 às 15h52

Link copiado!

Divulgação/Lionsgate
Divulgação/Lionsgate

A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, quarto filme da saga Jogos Vorazes, chega aos cinemas do Brasil no próximo dia 15 de novembro. Prequel da trilogia, o longa é ambientado 64 anos da história original, muito antes de Katniss Everdeen se oferecer como um tributo para a disputa. Ocorrido durante a realização da décima edição dos Jogos Vorazes, ele conta a história de origem do tirânico presidente Coriolanus Snow.

Assim como os filmes anteriores, A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes também é baseado em um livro escrito por Suzanne Collins. Lançado em 2020, o título chegou às livrarias após a saga já ser um fenômeno mundial, vendendo mais de 500 mil cópias em apenas uma semana.

Continua após a publicidade

Em sua história, a Capital se prepara para realizar a décima edição dos Jogos Vorazes, o tradicional evento do país de Panem, em que um menino e uma menina, com idade entre doze e dezoito anos, são escolhidos em cada um dos doze distritos para lutar até a morte.

Tratada como um espetáculo, a luta sangrenta é uma punição aplicada aos distritos por terem se rebelado no passado. Um lembrete opressivo que, para ter o efeito esperado, precisa que os jogos sejam mais atraentes para a população.

É nesse contexto que surge Coriolanus Snow, um jovem formado na Academia da Capital e selecionado para mentorar midiaticamente um dos tributos selecionados. Trata-se do mesmo personagem que, nos filmes originais, aparece como o Presidente Snow, interpretado pelo ator Donald Sutherland. Assim, o grande chamariz de Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes é mostrar como o implacável vilão da trilogia principal se tornou essa figura odiosa. No caso, isso é feito ao vermos que ele própria tem sua história com os jogos.

Parte de uma família tradicional, mas em decadência, Snow vê a oportunidade como uma chance para ascender socialmente. Só que esse plano sai de seu controle quando ele descobre que deve ajudar Lucy Gray Baird, a garota sorteada para representar o Distrito 12.

Continua após a publicidade

Historicamente o distrito mais fraco da competição, a missão se mostra uma tarefa humilhante para o rapaz, embora aos poucos ele entenda que, não importa o que aconteça, seu destino e o de Lucy já estão interligados.

O elenco de A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

Continua após a publicidade

Além de Tom Blyth (A Idade Dourada), que dá vida ao jovem Snow, o filme traz Rachel Zegler – a nova Branca de Neve —, no papel de Lucy. A destemida garota é uma órfã que anda com o Bando, um grupo performático de viajantes.

Além deles, Peter Dinklage (Game of Thrones) faz Casca Highbotto, o idealizador dos Jogos Vorazes, Hunter Schafer (Euphoria) assume o papel de Tigris Snow, prima do protagonista, e Viola Davis (A Mulher Rei) interpreta Dra. Volumnia Gaul, a cientista que se torna a vilã da trama.

Dirigido por Francis Lawrence, que também esteve à frente dos outros filmes da franquia, A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes conta com roteiro de Michael Arndt.