Publicidade

Indicado ao Oscar, American Fiction chega de surpresa ao Prime Video

Por| Editado por Durval Ramos | 27 de Fevereiro de 2024 às 17h00

Link copiado!

Divulgação/Amazon MGM Studios
Divulgação/Amazon MGM Studios

Quem abriu o Amazon Prime Video na manhã desta terça-feira (27), pode ter se surpreendido com a aparição de American Fiction, comédia estrelada por Jeffrey Wright (Westworld) em seu catálogo. Sem nenhum alarde ou divulgação, o título indicado a cinco estatuetas do Oscar 2024, incluindo a de Melhor Filme, simplesmente apareceu na plataforma, ajudando muita gente em sua maratona para a premiação.

Escrito e dirigido por Cord Jefferson, em sua estreia à frente de longa-metragens, American Fiction estreou em dezembro de 2023 nos EUA, sem data para desembarcar nos cinemas brasileiros.

Continua após a publicidade

Produção da Amazon MGM Studios, ele já aparecia, mesmo que indisponível, há algum tempo no Prime Video americano, indicando que em breve chegaria à plataforma. No Brasil, no entanto, sua estreia não havia sido confirmada, até a produção aparecer silenciosamente na última madrugada no catálogo do streaming.

Qual é a história de American Fiction?

Baseado no livro Erasure de Percival Everett, American Fiction é uma sátira social sobre os estereótipos de raça, que frequentemente aparecem no mercado literário e escancaram muitos dos pensamentos clichês sobre o assunto.

Lançado no Festival Internacional de Cinema de Toronto, o filme acompaha os passos de Thelonious Ellison, um professor e escritor afro-americano muito inteligente, que escreve livros academicamente bem avaliados, mas pouco populares. Segundo seu próprio editor, isso acontece porque Monk — apelido como é chamado pelos amigos — não escreve livros que “refletem sua negritude”, o que afasta suas obras do mercado editorial.

Continua após a publicidade

Irritado com essa visão limitada e caricata do assunto, o professor decide então escrever uma obra que zomba desses clichês e aposta em "estereótipos negros" envolvendo pais problemáticos, gangues e drogas. Uma brincadeira, no entanto, que sai do controle quando seu livro é recebido como um fenômeno pelo mundo literário e se torna um best-seller, que muda a vida das pessoas.

Dividido entre continuar a ganhar os lucros de seu trabalho ou enganar o público — que acredita que o escritor é uma pessoa completamente diferente da realidade —, Monk se mete em uma grande confusão, na qual escancara cada vez mais a hipocrisia do mundo editorial, mas não pode revelar essa verdade ao mundo.

Continua após a publicidade

American Fiction é um dos melhores filmes de 2023

Além das indicações ao Oscar, American Fiction faturou uma longa lista de premiações, levando a estatueta de Melhor Roteiro Adaptado do British Film Awards e sendo nomeado um dos 10 melhores longa-metragens de 2023 do American Film Institute.

Estrelado por Jeffrey Wright, ele conta ainda com Issa Rae (Insecure), no papel de Sintara Golden, uma escritora best-seller com um livro cheio de clichês raciais; Sterling K. Brown (This is Us), na pele de um cirurgião plástico, irmão de Monk; John Ortiz (Velozes e Furiosos 4) como Arthur, o agente do escritor, e Tracee Ellis Ross (Black-Ish), como Lisa, a irmã médica do protagonista.