Publicidade

10 filmes vencedores do Oscar para assistir no Telecine

Por| Editado por Jones Oliveira | 10 de Março de 2023 às 20h30

Link copiado!

Pandora Filmes, Universal Pictures, Miramax
Pandora Filmes, Universal Pictures, Miramax

O Telecine sempre foi sinônimo de grandes filmes no Brasil — e quando o assunto é Oscar, a coisa não é diferente. O streaming tem em seu catálogo uma quantidade enorme de produções ganhadoras do maior prêmio do cinema, o que faz da plataforma o lugar ideal para quem quer maratonar apenas aquilo que a Sétima Arte já fez de melhor.

Assim, se você se empolgou com a cerimônia deste ano e quer conferir os ganhadores passados ou apenas reassistir a alguns dos grandes clássicos do cinema que já levaram a estatueta para casa, vai encontrar muita opção.

É tanta coisa que é muito fácil se perder. Por isso, o Canaltech listou 10 filmes ganhadores do Oscar disponíveis no Telecine para que você possa organizar sua próxima maratona cinematográfica.

Continua após a publicidade

10. La La Land: Cantando Estações

No Oscar de 2017, La La Land: Cantando Estações obteve a impressionante marca de 14 indicações, se igualando a filmes como Titanic e All About Eve, os únicos que tinham alcançado essa marca até então. E embora tenha conquistado apenas seis estatuetas, isso está bem longe de tirar o mérito dessa simpática e cativante produção.

Continua após a publicidade

O longa é um musical que é, ao mesmo tempo, uma carta de amor à cidade de Los Angeles e também um retrato de que nem todo romance tem um final feliz. Ao contar a história de um casal com sonhos que os levam a direções opostas, ele traz uma viagem agridoce ao som de uma ótima trilha sonora.

Não por acaso, levou o prêmio de Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original, além de Melhor Diretor, Melhor Atriz, Melhor Direção de Arte e Melhor Fotografia.

9. Belfast

Continua após a publicidade

Falando em carta de amor, Belfast é um belíssimo aceno do ator e diretor Kenneth Branagh às suas próprias memórias de infância ao mesmo tempo em que faz um belo retrato mais intimista do que foram os conflitos na Irlanda do Norte na década de 1960.

Com toda a tensão política e social como pano de fundo, o filme acompanha o dia a dia de um garoto que só quer ser criança em um contexto em que tudo tenta amadurecê-lo à força — e é na relação com a sua família que essa inocência consegue ser preservada.

É uma história tão bonita e repleta de coração que levou o Oscar de Melhor Roteiro Original.

8. E.T. O Extraterrestre

Continua após a publicidade

Um dos maiores clássicos de todos os tempos, E.T. O Extraterrestre está disponível no Telecine para que você possa voltar a ser criança ao revisitar a história desse grupo de garotos que se deparam com uma criatura de outro planeta. E é ao tentar ajudar que eles vão embarcar na maior jornada de suas vidas.

Dirigido por Steven Spielberg em excelente forma, o longa foi indicado a nove prêmios, mas conquistou apenas quatro Oscars nas categorias técnicas: Melhores Efeitos Visuais, Melhor Edição de Som, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Som.

7. Pulp Fiction

Continua após a publicidade

O filme que apresentou Quentin Tarantino para o mundo e colocou o diretor imediatamente entre os grandes do cinema teve sete indicações ao Oscar. E embora tenha levado somente o prêmio de Melhor Roteiro Original, Pulp Fiction segue sendo um dos melhores trabalhos do cineasta até hoje e uma daquelas produções obrigatórias para todo mundo.

O grande charme está justamente no modo como essa história é conduzida, trazendo três tramas paralelas que se entrecortam e que parecem não estar conectadas — mas que se revelam muito mais dependentes uma da outra do que podemos imaginar. Com interpretações impecáveis e um texto apuradíssimo, segue tão bom quanto na sua estreia.

6. Corra!

Continua após a publicidade

Outro diretor que chegou já fazendo muito barulho na Academia foi Jordan Peele e seu excelente Corra! O terror satírico que o cineasta usa para criticar o racismo é tão refinado e preciso que é difícil encontrar defeitos nessa história e em tudo o que ela tem a dizer.

Por conta disso, o longa levou o Oscar de Melhor Roteiro Original, coroando a genialidade com que Peele cutuca a sociedade como um todo.

5. A Invenção de Hugo Cabret

Continua após a publicidade

O Oscar adora filmes que fazem uma reverência à história do cinema e A Invenção de Hugo Cabret mostra como é possível prestar essa homenagem ao início da Sétima Arte sem tornar as coisas com cara de livro didático. Abusando de uma linguagem lúdica e quase onírica, o filme traz toda a magia do cinema quase como se fosse um conto de fadas.

Dirigido por Martin Scorsese, ele conta a história de um jovem garoto órfão que vive escondido em uma estação de trem e que precisa desvendar um mistério envolvendo um pequeno robô deixado por seu pai. E, a partir disso, ele entra em uma jornada que vai levá-lo ao encontro de um dos pais do cinema: Georges Méliès.

A Invenção de Hugo Cabret foi indicado a 11 Oscars e venceu cinco: Melhores Efeitos Visuais, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia e Melhor Mixagem de Som e Melhor Edição de Som.

4. O Vencedor

Continua após a publicidade

Outro tipo de filme que a Academia adora são biografias inspiradoras ou que envolvem uma história comovente — ainda mais quando há um grande ator fazendo uma entrega excepcional no papel. E O Vencedor tem tudo isso.

Protagonizado por um Christian Bale bem diferente daquele que tínhamos acabado de ver em Batman, o longa conta a história do ex-pugilista viciado Dicky Eklund, que luta contra a dependência das drogas em meio à proliferação do crack nos Estados Unidos enquanto tenta treinar seu irmão para que ele também se torne um lutador de boxe.

O Lutador ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante para Christian Bale, além de Melhor Atriz Coadjuvante para Melissa Leo.

Continua após a publicidade

3. O Segredo de Brokeback Mountain

O Segredo de Brokeback Mountain é um daqueles filmes grandiosos que mudam a carreira de seus envolvidos. Antes dele, Heath Ledger era apenas um ator de comédias românticas, mas foi nesse drama que Hollywood passou a encará-lo como alguém capaz de entregar grandes papéis.

Dirigido por Ang Lee, o longa acompanha a história de dois caubóis que vivem um romance homossexual em um ambiente altamente machista e preconceituoso. Assim, aquele romance proibido do passado retorna duas décadas depois, quando ambos já estão com suas próprias famílias consolidadas. E, ainda assim, eles precisam lidar com enormes consequências para serem quem realmente desejam ser.

Continua após a publicidade

O Segredo de Brokeback Mountain levou o Oscar por Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Trilha Sonora.

2. Parasita

O grande ganhador do Oscar de 2020, Parasita dispensa qualquer apresentação. O longa sul-coreano foi a primeira produção estrangeira e em língua não inglesa a levar o prêmio de Melhor Filme em quase um século de evento — o que mostra a importância do trabalho de Bong Joon-ho.

A história é uma sátira às condições sociais na Coreia do Sul e ao abismo existente entre ricos e pobres. Ao acompanhar a história de uma família que se infiltra na casa dos patrões ricos, ele brinca com o título e questiona quem é verdadeiramente o parasita dessa relação.

Além de Melhor Filme, Parasita ainda conquistou a estatueta de Melhor Diretor, Melhor Filme Internacional e Melhor Roteiro Original.

1. Tubarão

Steven Spielberg volta à nossa lista com outra de suas obras-primas. Com Tubarão, o diretor praticamente criou o conceito de blockbuster e apresentou ao mundo não só uma das produções mais marcantes do cinema como ajudou a construir o imaginário desse monstro que se esconde no mar — algo que ele próprio diz ter se arrependido.

A história é relativamente simples, com um grupo de banhistas lidando com a fúria incontrolável do animal. Contudo, o que torna Tubarão esse marco é o modo com que o cineasta constrói todo o clima de modo que o peixe se transforma quase em um monstro de terror.

Com isso, garantiu o Oscar de Melhor Montagem, Melhor Som e Melhor Trilha Sonora Original — justamente a trinca que faz desse clássico uma das obras mais marcantes do cinema.