Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

5 filmes mais importantes para os efeitos visuais no cinema

Por| Editado por Guadalupe Carniel | 22 de Junho de 2022 às 14h30

Link copiado!

Rodrigo Folter/Canaltech
Rodrigo Folter/Canaltech

Muitos filmes nos encantam hoje com seus efeitos visuais, né? Mas olha: um longo caminho até os dias atuais foi percorrido e alguns filmes ajudaram muito a avançar a arte de efeitos visuais, viu?

Ficou curioso? Então dá uma olhadinha na matéria abaixo e conheçam esses clássicos que você precisa assistir se é fã de efeitos visuais!

Viagem à Lua

Vamos viajar no tempo? Lá em 1902, George Méliès nos levou até o satélite natural no que é considerado o primeiro registro do uso de efeitos visuais na história do cinema. O filme, em domínio público, retrata um grupo de cientistas tentando alcançar a Lua e descobrindo que não é deserta.

É possível ver a influência do teatro no filme, com cenários mudando de forma parecida com a 5ª arte e o uso de fumaça como efeito visual é constante. Sua importância para o cinema é enorme, mas poucas sobreviveram aos anos. Felizmente, é possível assistir e curtir na internet.

Star Wars

Agora vamos saltar umas décadas, mas ainda ficar no espaço! A trilogia original de Star Wars é uma das minhas séries favoritas, sabia? O filme é responsável por elevar a qualidade de efeitos visuais, já que foi a primeira vez que muitos cenários foram totalmente feitos de forma digital! Incrível, né?

Ah! Isso só foi possível com o pessoal da Industrial Light & Magic, pioneiros no setor de cenários digitais, e junto com George Lucas fizeram a magia acontecer, que definiu o futuro dos efeitos visuais. É tudo muito mágico e vocês precisam conhecer!

Matrix

Faz mais de 20 anos que Matrix foi lançado, mas ainda falamos sobre ele, né? Além do roteiro, ou assunto que sempre se fala são efeitos visuais do filme, que se tornaram referência para muitas animações e filmes da década seguinte.

Não é para menos, né? No filme dirigido pelas Irmãs Wachowski, o conceito de bullet time, técnica de efeito visual que mostra ação em um curto espaço de tempo, virou referência na cultura e na indústria cinematográfica. Incrível!

O Senhor dos Anéis

Vocês também acham o mundo de O Senhor dos Anéis encantandor? A trilogia dirigida por Peter Jackson foi um fenômeno, de público e crítica, e muito importante para os efeitos visuais! Além de cenários incríveis, também trouxe fidelidade de movimentos.

"Mas Lu, como assim fidelidade de movimentos?" Olha só: o Gollum é o melhor exemplo. Através de uma roupa de captura de movimentos, também chamada mocap, o filme deu muito mais realismo no personagem e em outros feitos por computação gráfica.

Avatar

Por último, mas não menos importante, Avatar. Não podia faltar, né? O filme foi quase todo feito em computação gráfica e, assim como O Senhor dos Anéis, impactou muito pelo realismo de movimentos e beleza dos cenários construídos virtualmente.

Além disso, teve uma coisinha bem diferente que fez todo mundo correr para o cinema: os efeitos em 3D. Com câmeras feitas especialmente para isso, impactou todo mundo que foi assistir na telona, né?

Incrível como a tecnologia ajuda a arte a evoluir, né? Em breve estou de volta com mais curiosidades incríveis sobre cinema para vocês!