Publicidade

Festival de Cannes 2025 começa nesta terça (13) com Brasil como país de honra

Por  |  • 

Compartilhe:
Divulgação/Christophe Bouillon/Festival de Cannes
Divulgação/Christophe Bouillon/Festival de Cannes

Começa nesta terça-feira (13) a 78ª edição do Festival de Cannes, um dos mais importantes e aclamados festivais de cinema do mundo. Realizada na cidade homônima da Riviera Francesa, a premiação de 2025 acontece até 24 de maio, tendo o Brasil como país de honra.

A nomeação, anunciada ainda em fevereiro, é, além de uma homenagem ao país, um reconhecimento à indústria audiovisual nacional e ao seu compromisso com a colaboração internacional.

Não à toa, a escolha aconteceu durante a Saison Brésil-France 2025 (Temporada Brasil-França), uma iniciativa entre os dois países que tem como objetivo celebrar os 200 anos de intercâmbio entre as nações, contando com uma série de eventos em ambos os territórios que fortaleçam essa relação diplomática.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Como país de honra da edição, o Brasil será homenageado no Marché du Film, o mercado oficial do evento, e contará com diversos cineastas, produtores e mentes importantes do cinema nacional como representantes. A delegação brasileira de 2025, inclusive, é a maior já levada pelo país desde a primeira edição do festival em 1946.

22 filmes disputam a Palma de Ouro

Representado pela primeira vez por pôsteres duplos – inspirados no drama romântico Um Homem e uma Mulher (1966) –, o Festival de Cannes 2025 terá o ator francês Laurent Lafitte como anfitrião de abertura e encerramento do evento.

Já a competição principal do festival será presidida pela atriz francesa Juliette Binoche, enquanto Robert de Niro, ator e produtor ítalo-americano com mais de 50 anos de carreira, será homenageado com a Palma de Ouro Honorária da edição.

Entre os filmes mais esperados que estreiam em Cannes este ano estão os títulos Missão Impossível - Acerto Final, oitavo filme da franquia homônima de ação com Tom Cruise, e o O Esquema Fenício, novo filme de Wes Anderson protagonizado por Benicio del Toro.  Na competição principal, no entanto, apenas 19 longa-metragens concorrem à Palma de Ouro, principal prêmio do festival.

Um deles é o brasileiro O Agente Secreto, filme de drama e suspense dirigido por Kleber Mendonça Filho (Bacurau) em que Wagner Moura dá vida a um professor especialista em tecnologia, que nos anos 1970 decide fugir de seu passado misterioso indo para Recife.

Continua após a publicidade

Além dele, a competição principal do festival conta com títulos como Eddington, de Ari Aster, Romeria, de Carla Simón e The History of Sound, de Oliver Hermanus.

Em 2024, o vencedor da Palma de Ouro foi Anora, filme de Sean S. Baker que também faturou o Oscar de Melhor Filme. No ano anterior, o título reconhecido com a estatueta foi Anatomia de Uma Queda, ganhador do Oscar de Melhor Roteiro Original.

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*