Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Documentário conta a história dos primeiros jogos para computador no Brasil

Por| Editado por Jones Oliveira | 09 de Novembro de 2022 às 11h00

Link copiado!

Canal Flashback
Canal Flashback

A história dos primeiros jogos brasileiros virou tema de filme. O documentário Loading… Nossos Primeiros Jogos de Computador conta como surgiram os primeiros títulos desenvolvidos no Brasil ainda no início da década de 1980 de forma bem amadora e principalmente para driblar um estrangulamento da indústria criado pelo governo militar.

O filme é dirigido pela dupla Marcus Garrett e Carlos Bighetti e foi financiado coletivamente pela internet a partir de uma campanha iniciada em 2019. E, depois de alguns atrasos causados pela pandemia, o longa foi lançado e está disponível para compra online.

E o grande atrativo é esse resgate da história do mercado nacional, mostrando como o setor criativo do país sempre foi muito forte, mesmo em um período em que os computadores eram muito limitados e o acesso a esses dispositivos era ainda mais complicado. Para isso, o documentário se inicia com a chegada dos primeiros equipamentos por aqui e o surgimento de uma comunidade bastante engajada.

Continua após a publicidade

Contornando os militares

Um dos principais pontos abordados pelos diretores é como a política de reserva de mercado adotada pelo governo militar em 1984 forçou esses primeiros desenvolvedores brasileiros a criarem seus próprios jogos.

Batizada de Política Nacional de Informática, a medida federal proibiu a importação de diversos produtos, incluindo peças, componentes e produtos de computador para tentar fomentar o mercado nacional, mas causou apenas um estrangulamento do setor, aumento do contrabando e o surgimento de clones de sistemas estrangeiros, como os nacionais TK-90X e o CP 500.

Continua após a publicidade

Com o setor de games, não foi diferente. Sem acesso aos lançamentos internacionais do Atari, MSX e Commodores Amiga, a comunidade gamer brasileira teve que se virar para criar os próprios jogos que rodassem nos computadores à disposição na época. E é quando os primeiros grandes títulos nacionais começam a surgir.

Assim, Loading… Nossos Primeiros Jogos de Computador reconta um pouco de todo esse período ouvindo justamente quem participou desse processo. Nomes como Maurício Bussab (Avenida Paulista), Renato Degiovani (Amazônia: Aventuras na Selva), Luiz F. de Moraes (A Lenda da Gávea) e a dupla Manuel Fraturas e Luiz Capanema (Sexy Game) são apenas alguns dos entrevistados que ajudam a ilustrar como a indústria de jogos nasceu por aqui.

Continua após a publicidade

Das dificuldades de acesso ao desafio da programação e também da distribuição, trata-se de um material muito rico para conhecer um pedaço da história da informática brasileira que nem todo mundo conhece e que merecia mais destaque — até porque alguns dos games criados nessa época conseguiam ser até superiores ao que o Atari ou o Odyssey alcançavam.

A narrativa do documentário engloba toda essa década, indo desde a chegada dos primeiros computadores no início dos anos 1980 até o fim da reserva de mercado, em 1992, e a consolidação dos PCs no país.

Loading… Nossos Primeiros Jogos de Computador está disponível na loja da Bitnamic — que ainda reúne alguns desses games clássicos.