Divertida Mente 2 | Disney faz divulgação com famosos e exclui dubladores
Por Paulinha Alves |
A Disney causou polêmica na última quinta-feira (13) ao divulgar um vídeo promocional em suas redes sociais. Nele, a empresa do Mickey apresentava seu elenco de vozes das emoções de Divertida Mente 2, seu mais recente lançamento, que chega em 20 de junho nos cinemas de todo o Brasil.
- Ator de Divertida Mente 2 entra para o elenco de Quarteto Fantástico
- Divertida Mente 2 | Diretor explica história da sequência
A polêmica causada pela apresentação surgiu porque dos nove profissionais que interpretam as emoções que fazem parte da cabeça de Riley, a protagonista da animação, apenas os sete mais famosos estavam presentes na campanha do estúdio.
O vídeo traz os atores e apresentadores Tatá Werneck (Ansiedade), Miá Mello (Alegria), Katiuscia Canoro (Tristeza), Leo Jaime (Raiva), Otaviano Costa (Medo), Dani Calabresa (Nojinho) e Eli Ferreira (Tédio) se apresentando como os personagens do longa-metragem.
O problema é que Inveja e Tédio, as únicas duas emoções que ficaram de fora do vídeo, são também as únicas emoções feitas por dubladores profissionais (e “não famosos” do casting), os especialistas Gaby Milani e Fernando Mendonça.
Decisão causa polêmica
A decisão da Disney causou indignação em boa parte do público, que entendeu que a empresa optou por divulgar em sua campanha de marketing apenas profissionais conhecidos na TV (os chamados star talents) e deixar de lado aqueles que de fato são profissionais no assunto.
A polêmica, inclusive, levantou uma discussão que é ainda mais profunda e que existe já há bastante tempo no mercado de audiovisual e diz respeito a desvalorização de dubladores profissionais em virtude da utilização de celebridades como dubladores de animações.
Após a divulgação do vídeo, alguns profissionais da área também chegaram a se pronunciar sobre o assunto, como foi o caso dos dubladores João Victor Granja e Flora Paulita.
Divertida Mente 2 é uma sequência do filme de mesmo nome, lançado em 2015, e que mostrava o funcionamento das emoções de Riley, uma garotinha de apenas 11 anos, que acabou de mudar de cidade.
Nesta continuação, dirigida por Kelsey Mann, Riley agora é uma adolescente a flor da puberdade, que vive novos tipos de emoções e precisa lidar com os anseios e medos típicos dessa fase da vida.