Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Crítica Segredos de Guerra | Tom Prior acerta em adaptação de drama LGBT

Por| Editado por Jones Oliveira | 05 de Janeiro de 2023 às 21h30

Link copiado!

Reprodução/ Synapse
Reprodução/ Synapse

O filme Segredos de Guerra conta uma história de guerra, preconceito, amor e morte. Dirigido por Peeter Rebane e escrito e estrelado por Tom Prior, o longa consegue conduzir a história de uma maneira bonita, sem cair no pieguismo.

A história é ambientada durante o período da Guerra Fria e acompanha Sergey (Tom Prior), um jovem soldado que não tem muita vocação para o trabalho e cujo sonho é ser ator. Enquanto está nas Forças Armadas, ele faz amizade com Luisa (Diana Pozharskaya), uma aspirante a médica.

Continua após a publicidade

Pouco tempo depois, os dois conhecem Roman (Oleg Zagorodnii), um tenente e piloto de caças que ingressa na KGB. O trio logo se torna amigo, mas Roman não consegue esconder seus sentimentos por Sergey e eles se envolvem amorosamente. É claro que todo romance tem que ser mantido em segredo, uma vez que se relacionar com outros homens era um delito punido com cinco anos de trabalhos forçados na União Soviética naquela época.

Após Sergey decidir sair do Exército, Roman o ignora e segue sua vida. Anos depois aparece noivo de Luisa, chocando o ex-amante que agora tenta ganhar dinheiro como ator. A partir de então, os três se veem presos a um triângulo amoroso, sendo que Luisa não sabe de nada do que está acontecendo.

Aqui vale destacar que toda essa aproximação do casal é feita de maneira bonita e magistral, e o fato de o romance ser construído pouco a pouco torna a história terna e faz com que o público torça para que o namoro dê certo.

Continua após a publicidade

A trama é bem dirigida, a fotografia encanta e as cenas de sexo são feitas com a delicadeza necessária para não se tornarem vulgares. Outro acerto é que embora a narrativa seja mais lenta, a história caminha, evitando que o espectador fique entediado.

Histórias parecidas, contadas de uma maneira diferente

Quem já viu o filme Meu Policial, do diretor Michael Grandage, pode reconhecer um pouco da narrativa. A verdade é que ambos os longas têm uma trama similar e foram baseados em livros que contam histórias reais. Segredos de Guerra é uma adaptação de A Tale About Roman, que conta a história do verdadeiro Sergey Fetisov.

Continua após a publicidade

No entanto, Rebane e Prior acertaram em conduzir a trama de uma maneira bem diferente. Ainda que existam similaridades, as histórias se distanciam especialmente na maneira como o terceiro elemento, nesse caso Luisa, é retratado. Sendo assim, quem viu um filme poderá ver o outro sem ter a sensação de estar em uma reprise.

Outro ponto interessante, é que Segredos de Guerra trabalha bem o suspense nos momentos em que os coronéis começam a desconfiar de Roman e a ameaçá-lo. Fica no ar aquele medo que o personagem seja preso e punido com violência.

Continua após a publicidade

Atuações agradam

As atuações do filme não decepcionam. Prior, que já tinha aparecido em A Teoria de Tudo, entrega um homem sensível ao mesmo tempo em que é fechado e complacente, como não poderia deixar de ser, afinal estamos falando de um período de guerra.

O ucraniano, Oleg Zagorodnii, da série Who Are You?, também agrada e consegue demonstrar a contradição de um tenente que tem que ser firme, mas está fragilizado por não poder viver o amor que deseja.

Continua após a publicidade

Já Diana Pozharskaya, que dá vida à Luisa, ganha destaque especialmente nas cenas em que confronta Sergey. A atriz russa tem em seu currículo produções como O Jogo Místico e Vida Clandestina.

Uma história russa contada em inglês

Uma questão que incomoda (talvez não a todos) é o fato de o filme ser todo falado em inglês — com pequenas exceções em russo. É claro que por ser considerado o idioma “internacional”, já era de se esperar que fosse o escolhido para a produção, afinal há atores da Rússia, Estônia, Ucrânia, Inglaterra, etc.

Continua após a publicidade

Porém soa um pouco estranho ver personagens que viveram na época da KGB, na União Soviética, falando no idioma do inimigo. Pode ser apenas um detalhe que causa incômodo individual, mas de todo modo merece atenção.

Vale a pena assistir à Segredos de Guerra?

Vale! Segredos de Guerra agrada e emociona ao contar uma história de luta contra o preconceito. A adaptação conseguie transmitir os sentimentos dos personagens de maneira terna, sem cair na superficialidade. O filme vale pela trama, pelas atuações e pela fotografia. Prior acerta como roteirista e não decepciona como ator.

Continua após a publicidade

Se você quiser dar uma chance à Segredos de Guerra; o filme está em cartaz nos cinemas de todo o Brasil. Garanta sua entrada pelo ingresso.com.