Crítica O Diário de Noel | Filme de Natal poderia ser lançado em qualquer época
Por Natalie Rosa • Editado por Jones Oliveira |
Justin Hartley é o protagonista de mais um filme de Natal da Netflix O Diário de Noel, que acaba de estrear na plataforma de streaming como um dos principais títulos de novembro. O longa conta a história de Jacob Turner, um escritor de sucesso que volta à cidade em que passou a infância após a morte da mãe, com quem não tinha mais tanto contato.
- 7 ótimos filmes para assistir na Netflix em novembro de 2022
- 7 filmes de Natal para assistir na Netflix
Lá, ele conhece Rachel (Barrett Doss), uma mulher que está procurando a mãe, que foi babá de Jacob há 35 anos. O longa natalino traz uma história leve de romance, mas as festividades de Natal são tão sutis que é fácil esquecer que tudo se passa durante as festas de fim de ano.
Discrição cheia de clichês
Filmes de Natal costumam mostrar diversos tipos de histórias que acontecem durante o período de fim de ano, focando não só em um cenário com luzes e decorações, mas unindo amigos e família. No caso de O Diário de Noel, o Natal é um mero detalhe.
O novo filme da Netflix é bastante discreto na temática, mas acerta em trazer uma história clichê que queremos ver durante esse período. O Diário de Noel é uma produção que fala mais sobre perdas e família do que sobre romance, mas a conexão entre a dupla de protagonistas ganha destaque e deixa tudo mais confortável de assistir.
O Diário de Noel não se aprofunda nas relações passadas de Jacob, que é um homem que sempre escolheu ser solitário devido aos traumas do passado; tampouco na jornada de Rachel, que foi adotada e hoje busca pela mãe biológica. Todas as questões são abordadas de forma sutil e não chegamos a ver diálogos intensos e que emocionam, nem mesmo brigas e motivos mais plausíveis para que ela não goste tanto do noivo.
Essa superficialidade, porém, é uma das maiores características das produções de Natal. São poucos os títulos que realmente se aprofundam em suas histórias ou em outros quesitos do cinema. O longa não demanda tanta atenção na hora de assistir, já que não há nada muito complicado de entender e as atuações são boas e cheias de carisma.
Então, pode-se dizer que O Diário de Noel cumpre bem sua missão no entretenimento, sendo uma ótima opção para o catálogo da plataforma de streaming nesta temática.
O Diário de Noel é baseado em um romance de mesmo nome de Richard Paul Evans e já pode ser assistido na Netflix.