Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Crítica Matilda: O Musical | Um filme para quem gosta do gênero

Por| Editado por Jones Oliveira | 26 de Dezembro de 2022 às 19h30

Link copiado!

Reprodução/ Netflix
Reprodução/ Netflix
Tudo sobre Netflix

Uma das estreias mais aguardadas na Netflix em dezembro é uma releitura de um dos maiores clássicos da infância: Matilda, só que desta vez em uma versão musical. Dirigido por Matthew Warchus, o filme se baseia na mesma história contada em 1996, mas traz uma roupagem diferente, abusando de cores fortes e elementos ainda mais caricatos.

Quem assistiu à primeira versão vai identificar personagens semelhantes nessa história; como os pais egocêntricos de Matilda, que nem sequer notam a existência da filha ou quando o fazem é apenas para dizer que ela é um peso em suas vidas. Nesse novo longa, eles são vividos por Andrea Riseborough e Stephen Graham, em uma atuação exagerada — do jeito que a produção pede.

Atenção! Essa crítica tem spoiler do filme Matilda: O Musical

Continua após a publicidade

Já a diretora Agatha Trunchbull, antagonista famosa por fazer da vida das crianças na escola um inferno, ganhou vida com Emma Thompson (Cruella), que apareceu irreconhecível, em um excelente trabalho de caracterização.

A atuação de Thompson não decepcionou e ela conseguiu manter a fama de má da diretora que é temida por todos. O destaque fica para a famosa cena em que ela arremessa uma aluna pelos cabelos e quando obriga um aluno a comer um bolo inteiro de chocolate. Outro momento interessante acontece quando é, finalmente, derrotada pelos poderes de Matilda.

Continua após a publicidade

E, por falar na protagonista, nessa nova versão tais poderes são menos explorados e aparecem só nos últimos 50 minutos do filme. Ao invés disso, o roteirista Dennis Kelly preferiu focar na sua mente brilhante e em sua capacidade de ler inúmeros livros para conhecer o mundo.

Desse modo, Matilda, vivida brilhantemente pela pequena Alisha Wier, está ainda mais imaginativa e astuta, e usa da sua criatividade para criar histórias e se livrar das garras da diretora Trunchbull.

O desenvolvimento da professora Honey

Continua após a publicidade

Uma das narrativas criadas por Matilda é justamente a história de vida da Srta. Honey, a professora caridosa que tenta proteger os alunos da maldade da diretora. Apesar desse fato só ser revelado no final, durante as duas horas de filme vemos que a trama também volta seu olhar para a vida da tal professora, algo que não aconteceu na primeira versão.

Esse é, com certeza, um acerto de Matilda: O Musical, pois mostra ao público um pouco mais da vida dessa personagem doce e carismática, além de enriquecer a trama e se diferenciar um pouco do filme da década de 1990.

E se na primeira versão a personagem foi vivida por Embeth Davidtz, aqui ela ganhou vida com Lashana Lynch, em uma atuação espetacular e emocionante. A atriz já havia brilhado como a poderosa guerreira Izogie em A Mulher Rei, e nessa produção encarnou uma personagem oposta: amável e vulnerável, mostrando toda sua versatilidade em cena.

Continua após a publicidade

Outra personagem que não pode ser esquecida é a Srta. Phelps (Sindhu Vee), a dona de uma biblioteca itinerante que serve como ponto de apoio emocional para a protagonista. Sua participação na história também enriquece a trama e é mais um acerto.

Um filme (extremamente) colorido

Se os personagens agradam, a fotografia incomoda um pouco. Isso porque o filme é extremamente colorido, em uma estética que quase se assemelha a do pintor brasileiro Romero Britto.

Continua após a publicidade

Esse exagero poderia ser bonito, mas beira mais a cafonice, com uma mistura de cores que não ornam.

Musical para quem gosta de musical

Por fim, o mais importante a ser dito é que Matilda: O Musical é uma releitura interessante para aqueles que gostam do gênero. O filme tem várias canções que ajudam a contar a história e aparecem em diferentes momentos. São inúmeras músicas e coreografias bem ensaiadas que vão conquistar os fãs e trazer um sentimento de nostalgia.

Continua após a publicidade

Porém, para aqueles que não curtem esse tipo de filme, a obra se torna chata e massante em determinados momentos, uma vez que quase toda cena é interrompida por uma canção.

Sendo assim, o longa é uma boa opção para quem gosta de musicais e quer assistir uma obra com gostinho de infância. Matilda: O Musical pode ser assistido na Netflix.