Como o tubarão do filme "Tubarão" foi feito
Por Lu do Magalu • Editado por Bruno Salutes |
Gente, o Steven Spielberg criou um fenômeno com o filme Tubarão, né? É considerado um dos primeiros blockbusters - obra cinematográfica considerada famosa e bem sucedida financeiramente - de Hollywood e muito se deve ao personagem Tubarão.
Isso pode gerar a dúvida: "como o Tubarão do filme foi feito?" Pois, essa é a curiosidade da sétima arte que vou mostrar para vocês hoje, gente!
Como o tubarão do filme "Tubarão" foi criado
Gente, hoje em dia muitas pessoas conhecem o Spielberg, né? O diretor deixou sua marca na história do cinema e, com isso, pode trabalhar com orçamento bem alto. Mas nem sempre foi assim, sabia? Tubarão foi o quarto filme que ele dirigiu, com um orçamento de 9 milhões de dólares.
9 milhões na conta seria incrível, né? Mas foi menor que muitos clássicos do cinema nos anos 1970. Então, todas as decisões teriam que ser bem pensadas!
Uma das decisões que eles tomaram foi no tubarão. Como os efeitos de computação gráfica era um investimento alto, eles decidiram criar um animatrônico, um robô que imita um ser vivo. Mas, tinha um problema: o tubarão não parecia real.
Talvez vocês pensem: "mas Lu, como assim não parecia real?" Tubarão é um filme de suspense que usava o medo do desconhecido como ferramenta narrativa, mas como o orçamento era apertado, o resultado do animatrônico não dava medo.
O legal é que eles contornaram o problema de um jeitinho bem interessante: usando a criatividade. Sabe, por mais que o animatrônico não fosse assustador, eles fizeram ele parecer um monstro mostrando ele pouco. Como uma presença que está lá, mas ninguém sabe onde. Assustadora a ideia, né? Mas foi uma saída incrível e deu muito certo!
Você sabia que o tubarão do filme era um robô? Compartilha esse texto com seu amigo cinéfilo e em breve volto com mais curiosidades!