Cannes 2025: veja vencedores, incluindo filme brasileiro O Agente Secreto
Por Paulinha Alves | •

Cannes ficou pequena para a comemoração brasileira realizada no último sábado (24). O Agente Secreto, filme brasileiro de Kleber Mendonça Filho, foi um dos longas premiados no Festival de Cannes, evento que acontece anualmente na Rivieira Francesa e vinha parando a cidade – e o mundo todo – desde o dia 13.
- O Agente Secreto: filme brasileiro estreia com chuva de aplausos em Cannes
- 3 filmes para conhecer Kleber Mendonça Filho
Um dos títulos indicados à Palma de Ouro 2025, O Agente Secreto não voltou para casa com a grande estatueta da premiação, mas foi aclamado com dois prêmios inéditos para o Brasil: o de Melhor Ator para Wagner Moura e o de Melhor Diretor para Kleber Mendonça Filho.
Comprado pela Neon, mesma distribuidora de Anora (filme vencedor do Oscar 2025), O Agente Secreto é um título de drama e suspense que se passa em 1977, durante a ditadura militar brasileira, e segue os passos de Marcelo, um especialista em tecnologia que retorna à sua cidade natal, Recife, fugindo de um passado obscuro.
No local, Marcelo tenta se reaproximar de sua família e do cotidiano da cidade, mas acaba reencontrando novamente o caos do qual vinha tentando escapar, o que o leva a ser espionado por seus vizinhos.
Vencedores do Festival de Cannes 2025
Além do longa-metragem brasileiro, Sentimental Value, de Joachim Trier, e filmes como Sirât, de Olivier Laxe e Sound of Falling, de Mascha Schilinski, também saíram do evento com estatuetas no bolso.
O primeiro – apontado por muitos como o favorito nos primeiros dias de festival – ganhou o Grand Prix, título que premia a história “de maior originalidade” de Cannes, funcionando como uma medalha de prata da competição.
Já os dois últimos foram os ganhadores do Prêmio do Júri, condecoração entregue pela bancada da competição, que neste ano empatou e deu a “medalha de bronze” de Cannes não para um, mas para dois títulos.
Já a Palma de Ouro, honraria máxima da competição, ficou desta vez com o longa It Was Just an Accident, de Jafar Panahi. Coprodução entre Irã, França e Luxemburgo, a obra foi feita sem permissão oficial das autoridades iranianas e segue cinco personagens que sequestram um homem que acreditam ser aquele que os torturou na prisão.
Confira esses e todos os outros títulos premiados no Festival de Cannes 2025:
- Palma de Ouro: It Was Just an Accident, de Jafar Panahi
- Grand Prix: Sentimental Value, de Joachim Trier
- Prêmio do Júri: Sirât, de Olivier Laxe e Sound of Falling, de Mascha Schilinski
- Melhor Diretor: Kleber Mendonça Filho, por O Agente Secreto
- Melhor Atriz: Nadia Melitti, por The Little Sister
- Melhor Ator: Wagner Moura, por O Agente Secreto
- Melhor Roteiro: Young Mothers, de Luc e Jean-Pierre Dardenne
- Prêmio Especial do Júri: Ressurection, de Bi Gan
- Câmera de Ouro (filme de estreia): The President's Cake, de Hasan Hadi
Leia também: