10 filmes sobre presença alienígena na Terra para celebrar o Dia do Disco Voador

Por Douglas Ciriaco
photo_camera Divulgação

Você sabia que o dia 24 de junho é conhecido como o Dia Mundial do Disco Voador? Pois é, a data é celebrada em “homenagem” a um dos mais conhecidos mitos sobre a presença de vida extraterrestre por aqui e, é claro, sobre o veículo utilizado pelos alienígenas para chegarem à Terra.

Não importa se você acredita ou não em temas como ovnis (sigla para “objetos voadores não identificados”), abdução e por aí vai, mas uma coisa é fato: o cinema está repleto de ótimas representações da vinda de alienígenas para o nosso mundo. Filmes de ação, suspense, drama ou comédia, são várias as formas de abordar este tema.

Leia também: Saiba por que 24 de junho é o Dia Mundial do Disco Voador

Então, para você celebrar o Dia do Disco Voador em grande estilo, aqui vai uma lista com alguns dos mais clássicos e imperdíveis filmes sobre presença extraterrestre no planeta Terra.

1. O Dia em que a Terra Parou (1951)

Filmes do Dia do Disco Voador

O Dia em que a Terra Parou (Foto: 20th Century Fox)

Um dos grandes clássicos do cinema de ficção científica, O Dia em que a Terra Parou foi uma grande apologia à paz surgida no início dos anos 1950, começo da Guerra Fria — o conflito entre as duas superpotências da época, União Soviética e Estados Unidos, que jamais foi de fato deflagrado.

Na obra dirigida por Robert Wise, o alienígena Klaatu (Michael Rennie) chega à Terra acompanhado de seu robô Gort. Seu objetivo é convencer a humanidade a colocar fim a todas as guerras, algo que preocupa a confederação dos demais planetas habitados. A outra possibilidade para os humanos é ver a sua casa destruída.

Baseado no conto Farewall to the Master, do escritor estadunidense Harry Bates, este filme ganhou uma refilmagem em 2008, com Keanu Reeves (de Matrix) no papel de Klaatu. A nova adaptação, entretanto, foi mal recebida pela crítica e público e não alcançou o mesmo sucesso da versão original.

2. Os Invasores de Corpos (1978)

Filmes do Dia do Disco Voador

Os Invasores de Corpos (Foto: SoloFilm)

Em 1978, o diretor estadunidense Philip Kaufman lançava Os Invasores de Corpos, primeira refilmagem do filme Vampiros de Almas, de 1956 — o título original de ambos os filmes é o mesmo.

Na obra de Kaufman, o espectador acompanha o dilema de Matthew Bennell (Donald Sutherland) e Elizabeth Driscoll (Brooke Adams), que começam a desconfiar de uma invasão alienígena após todos os seus amigos começarem a ter um comportamento estranho.

O filme foi muito bem recebido pela crítica e público. A história original, baseada no romance The Body Snatchers, do escritor Jack Finney, ganhou ainda outras duas adaptações para o cinema: Violadores: A Invasão Continua, de 1993; e Invasores, de 2007.

3. E.T. – O Extraterrestre (1982)

Filmes do Dia do Disco Voador

E.T. - O Extraterrestre (Foto: Universal Pictures)

Um dos mais clássicos dramas de ficção científica já criados pela humanidade, E.T. – O Extraterrestre foi dirigido por Steven Spielberg e chegou às telonas do mundo todo ao longo do ano de 1982. Até hoje, é um filme adorado por milhares de fãs ao redor do mundo.

Na obra, um alienígena perdido no planeta Terra é encontrado pelo menino Elliot (Henry Thomas), de 10 anos de idade. A amizade entre a criatura extraterrestre e a criança se torna cada vez maior, então o menino faz o possível para evitar que seu novo amigo seja capturado pelo serviço secreto dos Estados Unidos e ainda o ajuda a voltar para casa.

E.T. marcou época ao se tornar o primeiro filme a ultrapassar a marca dos US$ 700 milhões em arrecadação com bilheteria. Ele ocupou esta posição por 11 anos seguidos, até ser superado pelo primeiro Jurassic Park, outra obra dirigida por Spielberg.

4. O Enigma de Outro Mundo (1982)

Filmes do Dia do Disco Voador

O Enigma de Outro Mundo (Foto: Universal Pictures)

Dirigido por John Carpenter, um dos mestres do terror e da ficção científica dos anos 80, O Enigma de Outro Mundo não fez tanto sucesso assim que foi lançado, mas se tornou cult ao longo do tempo, a ponto de ter ganho até mesmo um jogo de videogame lançado em 2002.

No filme, também de 1982, a equipe de uma estação científica instalada na Antártida se vê diante de uma série de eventos estranhos quando um cientista da estação científica norueguesa surge caçando um cachorro. Esta equipe precisa evitar que a contaminação alienígena ali descoberta se espalhe para o restante do mundo.

Além de ter virado videogame, O Enigma de Outro Mundo ganhou também uma versão literária, escrita por Alan Dean Foster e lançada ainda em 1982. A obra se tornou ainda uma minissérie de histórias em quadrinho nomeada The Thing from Another World (ou A Coisa de Outro Mundo), lançada em 1993 pela editora Dark Horse Comics.

5. O Predador (1987)

Filmes do Dia do Disco Voador

O Predador (Foto: 20th Century Fox)

Em 1987, chegava ao cinema O Predador, filme estrelado por Arnold Schwarzenegger (de O Exterminador do Futuro) e no qual estreava um dos mais conhecidos e icônicos personagens de ficção científica de ação, o predador.

No filme dirigido por John McTiernan, o Major “Dutch” (Schwarzenegger) lidera uma equipe até a Guatemala para resgatar soldados e um ministro daquele país que haviam sido sequestrados por guerrilheiros. Acontece que, ao chegar lá, Dutch descobre que não havia sequestro algum e que ele havia sido enviado para combater uma estranha criatura que habitava a selva.

O Predador ganhou uma continuação direta e vários outros filmes, como Os Predadores e Alien vs. Predador. Além disso, a criatura virou boneco de ação, jogos eletrônicos e até histórias em quadrinho, entrando de vez para o panteão da cultura pop.

6. Independence Day (1996)

Filmes do Dia do Disco Voador

Independence Day (Foto: 20th Century Fox)

Outro clássico da invasão alienígena, Independence Day chegou às telonas em 1996 e fez um relativo sucesso como filme de ação. O filme aborda uma invasão alienígena e conta com umas das cenas de explosão mais reconhecidas de toda a história do cinema, quando um disco voador explode vários monumentos dos Estados Unidos.

Na película, o capitão Steven Hiller (Will Smith) lidera uma equipe que pretende instalar um vírus de computador para baixar as defesas da espaçonave alienígena que quer destruir o planeta Terra e, então, colocar uma bomba nuclear dentro do veículo. Para isso, Hiller e David Levinson (Jeff Goldblum) usam uma nave espacial capturada pelos EUA nos anos 40.

O título do filme dirigido por Roland Emmerich é uma referência ao dia 4 de julho, data da independência dos Estados Unidos e dia do ano em que a ofensiva humana acontece dentro da história da obra.

7. MIB – Homens de Preto (1997)

Filmes do Dia do Disco Voador

MIB - Homens de Preto (Foto: Columbia Pictures)

Um ano depois de Independence Day, Will Smith voltava à baila, desta vez ao lado de Tommy Lee Jones (Batman Eternamente), em MIB – Homens de Preto. O filme se tornou um grande sucesso de público e de crítica, ganhado continuações e até mesmo uma série animada.

No primeiro título da franquia, dirigido por Barry Sonnenfeld, os agentes K (Jones) é um dos fundadores da organização secreta Homens de Preto e J (Smith) acaba de ser recrutado. Ambos se tornam parceiros e devem trabalhar juntos para controlar a vida alienígena existente no planeta Terra.

O filme foi baseado na série de histórias em quadrinhos criada por Lowell Cunningham e faz uma boa mescla entre ação, comédia e ficção científica. Homens de Preto 2 chegou ao cinema em 2002 e o último título da franquia lançado até então é Homens de Preto 3, de 2012.

8. Sinais (2002)

Filmes do Dia do Disco Voador

Sinais (Foto: Buena Vista Pictures)

Obra do controverso diretor M. Night Shyamalan, Sinais causou e ainda causa reações diversas no público aficionado por obras de ficção científica e, mais especificamente, invasões alienígenas. O filme tem uma pegada bem mais para o lado do suspense do que para a ação, com poucas cenas em que os aliens aparecem de corpo inteiro.

No filme, nós acompanhamos a vida de uma família que mora na zona rural dos Estados Unidos e possui uma plantação de milho. A história se baseia nas lendas envolvendo o surgimento de sinais alienígenas em meio às plantações — no filme, porém, a ameaça é real.

A obra é estrelada por Mel Gibson (Mad Max) e conta também com a participação de Joaquin Phoenix (Ela) e Abigail Breslin (Pequena Miss Sunshine).

9. Guerra dos Mundos (2005)

Filmes do Dia do Disco Voador

A Guerra dos Mundos (Foto: Paramount Pictures)

Adaptação do romance homônimo de H. G. Wells, A Guerra dos Mundos é um filme de 2005 dirigido por Steven Spielberg. Na obra, acompanhamos a luta do estivador Ray Ferrier (Tom Cruise) para salvar seus filhos quando o planeta Terra começa a sofrer uma série de ataques alienígenas.

O filme se destaca muito pela grandiosidade das cenas de catástrofe e das criaturas que aparecem em tela, como uma enorme máquina trípode. A obra, porém, não deixa de lado o drama familiar e a saga de herói do personagem de Tom Cruise.

Esta foi a segunda adaptação do livro de Wells para as telonas. A primeira vez havia sido no filme A Guerra dos Mundos de 1953, dirigido por Byron Haskin e com Gene Barry no papel do doutor Clayton Forrester, o protagonista da história.

10. Under The Skin (2013)

Filmes do Dia do Disco Voador

Under The Skin (Foto: A24 Films)

O último filme da lista é Under The Skin, obra de 2013 dirigida por Jonathan Glazer e baseada no livro homônimo escrito por Michel Faber. Na telona, o espectador acompanha a vida de um ser extraterrestre que chega ao nosso planeta e assume as feições de uma mulher — a criatura é interpretada por Scarlett Johanson (Os Vingadores).

O filme tem um toque conceitual e não chega a muitas conclusões, servindo mais como uma expressão da curiosidade e do medo mútuo que envolverá qualquer contato entre seres humanos e outra forma de vida inteligente e consciente.

Esta obra se tornou bastante falada por ser a primeira vez em que Johanson faz um nu frontal no cinema. Mas, sem dúvida, acompanhar o filme vale por muito mais além disso, pois apresenta um argumento contundente e tem um final surpreendente.

Lembrou-se de algum bom filme sobre a presença alienígena na Terra? Então ajude a aumentar a nossa lista e escreva a sua dica nos comentários aqui embaixo.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.