Veja placas tectônicas em movimento: vídeo resume 1 bilhão de anos em 1 minuto
Por Rodilei Morais • Editado por Patricia Gnipper |
Um novo modelo computacional criado por cientistas da Universidade de Sydney simula detalhadamente um bilhão de anos de movimento das placas tectônicas do planeta em menos de um minuto.
- O que são placas tectônicas? Conheça seus mapas e movimentos!
- O Brasil está localizado em qual placa tectônica?
O resultado do modelo, um dos mais completos até hoje, pode ser visto no vídeo abaixo:
De acordo com o geocientista Michael Tetley, “pela primeira vez um modelo completo foi construído, incluindo todas as fronteiras.” Além de considerar o movimento das placas por si só, a pesquisa simulou como elas interagem umas com as outras.
Embora o movimento dessas gigantes fatias da Terra seja da ordem de centímetros por ano, quando se trata de um período tão longo, ele é suficiente para que uma delas viaje por todo o planeta. "Elas se deslocam na velocidade em que unhas crescem, mas quando concentramos um bilhão de anos em 40 segundos, uma dança hipnotizante é revelada. Oceanos se abrem e se fecham, continentes se juntam e se separam”, explicou.
Enquanto as placas tectônicas se movem, elas afetam fatores como o clima, a distribuição de seres vivos e a atividade de vulcões.
Estudos sobre as placas tectônicas
Ainda não se sabe ao certo quando e como as placas tectônicas se formaram, mas estudos como este ajudam os cientistas a entender cada vez mais a evolução do nosso planeta.
A equipe responsável pelo modelo espera que este trabalho contribua não só para outros desta área, mas também em outros campos de pesquisa que também se relacionam com o movimento de placas, como o da evolução dos seres vivos.
O artigo completo sobre o estudo foi publicado na revista Earth-Science Reviews.
Fonte: Earth-Science Reviews Via: ScienceAlert