Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Se todos os insetos se unissem, pesariam mais que humanos e gado combinados

Por| Editado por Luciana Zaramela | 07 de Fevereiro de 2023 às 18h17

Link copiado!

Azrin90/Envato
Azrin90/Envato

Da série "perguntas que ninguém nunca fez": como seria se todos os insetos do mundo unissem forças? Um estudo publicado na última sexta-feira (3) na Science Advances lançou luz justamente sobre esse cenário hipotético: se combinasse o peso de todos os insetos terrestres, resultaria em uma biomassa quase igual ao peso de todos os humanos e gado na Terra combinados.

Para chegar a essa a estimativa, a equipe de cientistas precisou fazer o rastreamento de cerca de 500 locais de pesquisa em busca de dados representando milhares de observações sobre a biomassa de insetos sob o solo, ao longo do solo da floresta e entre as folhas da vegetação acima do solo.

Os pesquisadores então dividiram os números maiores em grupos representativos, e descobriram que os cupins estavam entre os maiores contribuintes para a massa total de todos os insetos terrestres, responsáveis ​​por cerca de 40% da biomassa no grupo que vive no solo, em comparação com os 30% contribuídos por formigas, colêmbolos e ácaros combinados.

Continua após a publicidade

“Este conjunto de dados revela a distribuição global da biomassa e das populações de artrópodes terrestres, estendendo trabalhos anteriores sobre essas densidades de biomassa características”, apontam os cientistas por trás do estudo.

Entretanto, os próprios envolvidos reconhecem que existem limitações no estudo. De qualquer forma, já é um primeiro passo para se ter uma ideia do quão extensa é a população de insetos no mundo. Muito mais do que se imaginava.

Anteriormente, tivemos outro vislumbre do potencial dos insetos, ao reparar que eles enxames podem eletrificar o ar como as nuvens de uma tempestade.

Fonte: Science Advances via IFL Science