Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cientistas encontram 30 novas espécies nas profundezas do oceano

Por| Editado por Luciana Zaramela | 26 de Julho de 2022 às 18h40

Link copiado!

David Clode/Unsplash
David Clode/Unsplash

Já sabemos que as profundezas do oceano escondem criaturas bizarras, mas recentemente, cientistas descobriram nada menos que 30 espécies nesse lugar tão misterioso. As informações foram publicadas na revista científica Zookeys no último dia 18.

Os autores do estudo usaram um veículo operado remotamente para coletar espécimes das planícies abissais da Zona Clarion-Clipperton, no oceano Pacífico. Anteriormente, as criaturas da área eram estudadas apenas a partir de fotografias. A partir dessa técnica, a equipe de cientistas descobriu que uma alta diversidade de espécies nas profundezas. Para se ter noção, dos 55 exemplares recuperados, 48 ​​eram de espécies diferentes.

Os animais encontrados incluem vermes segmentados, invertebrados da mesma família das centopeias, animais marinhos da mesma família das águas-vivas e diferentes tipos de corais. Ao todo, 36 espécimes foram encontrados a mais de 4.800 metros de profundidade, duas foram coletadas em uma encosta de um monte submarino a 4.125 metros e 17 foram encontradas entre 3.095 e 3.562 metros de profundidade.

Continua após a publicidade

As descobertas têm implicações potencialmente importantes para a exploração das profundezas do oceano, principalmente à medida que os humanos se tornam mais interessados ​​em explorar minerais do fundo do mar, porque parece que a atividade tem o potencial de perturbar muitas criaturas.

“Esta pesquisa é importante não apenas devido ao número de espécies potencialmente novas descobertas, mas porque esses espécimes de megafauna foram estudados anteriormente apenas a partir de imagens das profundezas do oceano. Sem os espécimes e os dados de DNA que eles possuem, não podemos identificar adequadamente os animais e entender quantas espécies diferentes existem”, apontam os autores.

Fonte: Zookeys via The Guardian