Qual é a diferença entre siri e caranguejo?
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |
Você saberia responder qual é a diferença entre siri e caranguejo? Embora possa parecer que esses dois termos se referem ao mesmo animal, não é bem assim. No reino animal, diferenças sutis já são suficiente para a definição de outra espécie, outro gênero, etc, como é o caso do caracol x caramujo, por exemplo.
A confusão entre siri e caranguejo acontece principalmente por causa das semelhanças físicas entre esses crustáceos decápodes pertencentes à ordem dos Brachyura.
Ambos possuem dez patas, daí o termo "decápode". Isso inclui o par de pinças na frente, usadas para manipular alimentos e se defender. Tanto os siris quanto os caranguejos têm um exoesqueleto duro que protege seus corpos e se alimentam de peixes, moluscos, algas e até detritos.
As semelhanças são inúmeras, mas não podemos negar a existência de diferenças importantes entre os dois.
O que é siri?
Usamos o termo "siri" para nos referir a várias espécies de crustáceos decápodes da infraordem Brachyura. O siri costuma ser encontrado em ambientes marinhos e até manguezais.
Existem alguns aspectos que os siris têm, mas os caranguejos não. Um exemplo é a carapaça mais estreita e alongada, tal como o abdômen mais estreito e dobrado sob o corpo.
Tais espécies também possuem pernas traseiras mais estreitas e mais longas, usadas para nadar ou para a locomoção em ambientes aquáticos.
Os siris geralmente são mais ágeis na água. Isso acontece devido ao formato do corpo e das pernas traseiras adaptadas.
Espécies de siri
Atualmente, milhares de espécies de siris conhecidas pela ciência são distribuídas em uma variedade de habitats aquáticos ao redor do mundo, como:
- Siri-azul (Callinectes sapidus), encontrado na costa leste dos Estados Unidos e no Golfo do México;
- Callinectes ornatus, parente próximo do siri-azul, mas que tem dentes a mais;
- Siri-da-pedra (Cronius ruber), que habita áreas rochosas próximas à costa.
O que é caranguejo?
Embora o caranguejo também seja um termo usado para se referir a uma grande variedade de crustáceos decápodes pertencentes à Brachyura, o animal possui uma carapaça mais larga e achatada lateralmente.
Diferente do siri, o caranguejo tem um abdômen curto e dobrado sob a parte posterior da carapaça. Outra característica exclusiva desse animal é a presença de pernas traseiras mais largas e achatadas, adaptadas para caminhar ou escalar em habitats diversos. Essas pernas traseiras não são usadas para natação.
Muitas espécies de caranguejo têm uma fase larval marinha, enquanto algumas espécies de siris podem ter um ciclo de vida mais orientado para a terra. Algumas espécies de caranguejos são conhecidas por serem mais herbívoras, enquanto outras são predadoras de animais menores.
Espécies de caranguejo
Também não faltam exemplos de espécies de caranguejo. Milhares já foram catalogadas pelos cientistas, como:
- Caranguejo-uçá (Ucides cordatus), que vive em regiões de mangue não muito afastadas do mar;
- Caranguejo-real-da-Noruega (Lithodes maja), encontrado nas águas do Atlântico Norte e do Pacífico Norte;
- Boca-cava-terra (Uca tangeri), que vive ao longo das costas atlânticas da África Ocidental e do sudoeste da Europa.
O caranguejo está longe de ser um animal novo. Para se ter uma noção, a maior garra de caranguejo fossilizada do mundo tem 8 milhões de anos.
Todo siri é caranguejo
Todo siri é considerado caranguejo, mas nem todo caranguejo é considerado um siri. Não entendeu? A gente explica! Ambos representam grupos distintos dentro da ordem Brachyura, mas os siris são uma subcategoria de caranguejos, caracterizados pelas características que descrevemos anteriormente.
O siri representa um nome popular dado aos membros de uma das inúmeras famílias de caranguejos, chamada Portunidae.
Diferença entre siri e caranguejo
Viu só? Agora você sabe qual é a diferença entre siri e caranguejo. Para resumir: os caranguejos têm uma carapaça mais larga e achatada lateralmente e os siris têm uma carapaça mais estreita e alongada. Enquanto os siris têm pernas traseiras mais longas e adaptadas para natação, caranguejos têm pernas traseiras mais curtas e robustas adaptadas para caminhar ou escalar. Lembre-se, ainda, de que todo siri é caranguejo.
Fonte: Sea Change Project, BioEssays