Por que algumas pessoas são mais altas que outras? A resposta está no cérebro

Por| Editado por Luciana Zaramela | 06 de Novembro de 2021 às 15h30

LightFieldStudios/envato

Com o passar dos séculos, a altura média da população de determinados países passa por alterações. No caso do Reino Unido, por exemplo, houve um aumento de 10 cm desde o século XX. Em partes do Sul da Ásia e da África, as pessoas são apenas um pouco mais altas do que eram há 100 anos. Até então, não estava claro o motivo por trás dessas mudanças, mas um novo estudo da University of Cambridge (Reino Unido) descobriu uma relação interessante com o cérebro.

Segundo o estudo, o receptor cerebral por trás desse processo se chama MC3R. Basicamente, sua atuação é comunicar ao corpo que a pessoa está bem, tem uma boa alimentação e está pronta para crescer. Quando esse receptor não funciona adequadamente, as pessoas tendem a ser mais baixas e começam a puberdade mais tarde do que outras.

Para descobrir isso, a equipe pesquisou a composição genética de 500 mil pessoas inscritas no UK Biobank, um banco de dados genéticos do Reino Unido. O estudo apontou que crianças com mutações genéticas que afetam o receptor cerebral eram todas mais baixas e pesavam menos do que as outras crianças, o que sugere que esse efeito começa já na infância.

Os responsáveis pela análise ainda estudaram camundongos e confirmaram que esse processo também acomete os animais. A ideia da pesquisa é ajudar crianças com graves atrasos no crescimento e na puberdade. O próximo passo é investigar se medicamentos que ativam seletivamente o MC3R podem ajudar a redirecionar as calorias para os músculos e outros tecidos para melhorar a funcionalidade física de tais pacientes. O estudo foi publicado na revista científica Nature.

Fonte: BBC