SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Pinturas de Leonardo da Vinci e Botticelli escondem um ingrediente secreto

Por| Editado por Luciana Zaramela | 04 de Abril de 2023 às 10h21

Link copiado!

Eric TERRADE/Unsplash
Eric TERRADE/Unsplash

As pinturas renascentistas, de artistas como Leonardo da Vinci e Botticelli, podem ter escondido um ingrediente secreto nesse tempo todo. A constatação vem de um estudo publicado na revista científica Nature Communications.

No artigo, os especialistas escrevem que esses pintores misturavam gema de ovo em sua tinta a óleo para ajudar as obras a resistir à umidade e evitar amarelamento. Anteriormnte, resíduos de proteína já tinham sido detectados em algumas pinturas, mas o estudo mostra que a inclusão do ingrediente foi proposital.

De acordo com os pesquisadores, a adição de ovos às pinturas a óleo age como um antioxidante, ajudando a impedir a degradação da tinta. Sendo assim, talvez seja graças a esse ingrediente que as obras estão tão preservadas até hoje.

Continua após a publicidade

Por que os pintores colocavam ovos nas tintas?

“Os resultados mostram que, mesmo com uma quantidade muito pequena de gema de ovo, é possível obter uma notável mudança de propriedades na tinta a óleo, indicando como isso pode ter sido benéfico para os artistas”, escrevem os pesquisadores.

Mas talvez você ainda esteja se perguntando por que o ovo traz impactos tão positivos para as pinturas. O que acontece é que as proteínas do ingrediente podem suprimir a água absorvida na tinta em ambientes úmidos. Enquanto as pinturas secavam, o ingrediente também ficava responsável por prevenir o enrugamento.

Continua após a publicidade

Fonte: Nature Communications via Business Insider