Pinturas de Leonardo da Vinci e Botticelli escondem um ingrediente secreto
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |
As pinturas renascentistas, de artistas como Leonardo da Vinci e Botticelli, podem ter escondido um ingrediente secreto nesse tempo todo. A constatação vem de um estudo publicado na revista científica Nature Communications.
- Cientistas desenvolvem a tinta mais leve do mundo
- Riscos em pintura rupestre de 20.000 anos podem ser escrita mais velha do mundo
No artigo, os especialistas escrevem que esses pintores misturavam gema de ovo em sua tinta a óleo para ajudar as obras a resistir à umidade e evitar amarelamento. Anteriormnte, resíduos de proteína já tinham sido detectados em algumas pinturas, mas o estudo mostra que a inclusão do ingrediente foi proposital.
De acordo com os pesquisadores, a adição de ovos às pinturas a óleo age como um antioxidante, ajudando a impedir a degradação da tinta. Sendo assim, talvez seja graças a esse ingrediente que as obras estão tão preservadas até hoje.
Por que os pintores colocavam ovos nas tintas?
“Os resultados mostram que, mesmo com uma quantidade muito pequena de gema de ovo, é possível obter uma notável mudança de propriedades na tinta a óleo, indicando como isso pode ter sido benéfico para os artistas”, escrevem os pesquisadores.
Mas talvez você ainda esteja se perguntando por que o ovo traz impactos tão positivos para as pinturas. O que acontece é que as proteínas do ingrediente podem suprimir a água absorvida na tinta em ambientes úmidos. Enquanto as pinturas secavam, o ingrediente também ficava responsável por prevenir o enrugamento.
Fonte: Nature Communications via Business Insider