Pesquisadores encontram novo material “perfeito” para avanço da computação

Por| 04 de Agosto de 2020 às 07h30

9to5Mac

Pesquisadores chineses estão próximos de criar uma substância que pode revolucionar materiais para computação. O elemento é chamado de KV3Sb5, nome que vem dos elementos químicos da substância, com capacidades chamadas de “magnetos metálicos frustrados”.

De forma bastante tangencial, um sistema frustrado (fora do tradicional) impede o ordenamento magnético tradicional de um elemento, levando-o a estados exóticos de organização. No caso do KV3Sb5, um dos principais pontos é a supercondutividade da substância. Ele também é capaz de produzir um tipo especial de elétron chamado de Dirac, que respeita as equações teóricas de Paul Dirac, cujo resultado é um elétron com comportamento sem massa, assim mais leve e rápido.

Basicamente, o que acontece dentro do KV3Sb5 é o chamado efeito Hall (AHE), uma forma frustrada de organização dos elétrons. Tal efeito permite que a substância seja intrínseca e extrínseca ao mesmo tempo. Isso quer dizer que a estrutura do material determina a direção e o espalhamento dos elétrons simultaneamente — uma combinação perfeita para supercondutores.

De acordo com os pesquisadores, tal elemento pode ser usado para substituir a platina em chips e memórias. Atualmente, a IBM e a Everspin usam a platina para conseguir o efeito AHE, mas o KV3Sb5 seria opção mais barata, além de bastante maleável para computação.

O próximo passo da pesquisa é estudar o comportamento desta substância a temperaturas muito baixas, para entender se podem ter características de supercondução, o que permitiria pensar no elemento também para computação quântica. O trabalho completo foi publicado na revista Science Advances.

Fonte: Social Advances, Inverse