Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pepper X desbanca Carolina Reaper e se torna pimenta mais ardida do mundo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 18 de Outubro de 2023 às 16h39

Link copiado!

Macrovecto/Freepik
Macrovecto/Freepik

Após uma década de reinado, a Carolina Reaper perdeu o título de pimenta mais ardida do mundo, segundo anúncio do Guinness World Records, feito nesta semana. A nova titular da categoria é a pimenta Pepper X, ainda mais picante que sua antecessora. Até o momento, não foi encontrada à venda em e-commerces no Brasil.

Para entender o quão picante é a nova pimenta mais ardida do mundo, usa-se uma escala conhecida como unidades de calor Scoville (SHU), capaz de medir o grau de picância das plantas Capsicum, ou seja, das pimentas.

A Pepper X tem uma classificação média de 2,69 milhões de SHU. Enquanto isso, a Carolina Reaper conta com apenas 1,64 milhão de SHU — é quase o dobro. Bem mais "fraca", a pimenta-biquinho é normalmente caracterizada entre 500 a mil SHU.

Continua após a publicidade

Vale mencionar que a medição em SHU é baseada na concentração de capsaicina, ou seja, no componente ativo da pimenta que causa sensação de queimação, ardência e picância ao entrar em contato com as papilas gustativas humanas.

Pimenta mais ardida do mundo

Recentemente reconhecida pelo Guinness World Records, a pimenta Pepper X foi obtida após 10 anos de experiências em plantações e laboratórios, cruzando as espécimes mais picantes conhecidas, para aumentar o teor de capsaicina.

Continua após a publicidade

Todo esse processo foi desenvolvido por Ed Currie, fundador da Puckerbutt Pepper Company, nos Estados Unidos. Coincidência ou fruto de muito esforço e trabalho, foi Currie que criou a recordista anterior, a pimenta Carolina Reaper.

Para receber o novo título, o SHU extremamente alto da pimenta Pepper X foi calculado por pesquisadores da Winthrop University, na Carolina do Sul. Nesse processo, eles analisaram amostras coletadas nos últimos quatro anos, demonstrando que alta picância e ardência são consistentes.

A seguir, confira a fisionomia da pimenta Pepper X, muito mais amarelada que o comum:

Continua após a publicidade

Pepper X será desafiada?

Entre os aficionados por pimentas, aquelas pessoas que gostam de sentir o calor subir, a queimação na boca, o suor escorrer e o rosto corar, sempre é possível desejar uma ainda mais picante. No limite, alguns indivíduos já passaram muito mal nessa busca, o que já resultou até em raras mortes. Desde que consumida com segurança, a pergunta é: por quanto tempo a Pepper X manterá o seu primeiro lugar no ranking do Guinness World Records?

Se depender do criador Currie, ele próprio ainda pode se superar mais uma vez. Isso porque não planeja parar com as experiências e cruzamentos que faz dentro de sua plantação. Em média, 100 cruzamentos são feitos por ano entre as pimentas mais ardidas, buscando uma nova variedade, só que os resultados são incertos e demoram para chegar.

Continua após a publicidade

Fonte: Guinness World Records